Uma nova lei liberou na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, o uso de aluguéis de quartos e mesmo residências, por meio da rede social Airbnb. O anúncio foi confirmado na última terça-feira em uma votação da Câmara de Supervisores do município, com sete votos a quatro aprovando a iniciativa, segundo o jornal San Francisco Business Times.
Com a decisão, os residentes poderão alugar suas casas principais, mas não os locais atualmente desocupados, para evitar que os proprietários despejem seus inquilinos e criem “hotéis improvisados”.
Os hospedeiros terão de se registrar no departamento de Planejamento de São Francisco, pagar impostos e ter pelo menos US$ 500 mil em uma cobertura de seguros, além de cumprir as normas de segurança e leis de controle de aluguéis e ter licença de negócios e deve ter suas casas preenchidas pelo menos 275 dias por ano.
Por meio de um post no Twitter, a Airbnb comemorou a aprovação. “Uma grande vitória para os moradores de São Francisco que desejam compartilhar suas casas e cidade para que amam”, publicou a empresa nas redes sociais. A proposta ainda deve passar por uma nova votação antes de o prefeito assinar.
Great victory today for San Franciscans who want to share their home and the city they love:
http://t.co/i7o5xFAtbm
#SF
#SharingEconomy
— Airbnb (@Airbnb)
8 outubro 2014