A empresa russa Kalashnikov, criadora do rifle de assalto AK-47 apresentou uma nova marca e plano de marketing com objetivos ambiciosos - planeja ser mais conhecida que a Apple, a marca mais valiosa do mundo de acordo com o ranking da Interbrand.
Segundo o jornal The Guardian, o presidente-executivo da empresa, Alexei Krivoruchkho, mostrou na terça-feira a marca “Kalashnikov Concern”, que inclui além do conhecido rifle, armas de caça e esportes.
Um vídeo de 4 minutos e 33 segundos apresenta a Kalashnikov como uma “arma da paz”, que ajudou a combater o terrorismo ao redor do mundo, esquecendo que este era o rifle favorito de Osama bin Laden.
“Adiantou não só a tecnologia, mas revoluções sociais”, disse o narrador do vídeo, em russo. “Movimentos de liberdade na África, Ásia e América Latina puderam lutar contra exércitos coloniais. A AK-47 deu a eles a chance de lutar por seus direitos e alcançar a justiça”.
Em um segundo vídeo – uma superprodução – soldados das forças especiais russas aparecem “liquidando” uma célula terrorista com modelos modificados dos rifles Kalashnikov, em um roteiro muito similar aos filmes de ação ou mesmo com o jogo Call of Duty.
Em entrevista ao jornal, Krivoruchko ainda disse que as sanções impostas pelos Estados Unidos ao governo russo fizeram com que a empresa mudasse o foco de seu mercado para a Ásia. Antes, 200 mil unidades do AK-47 seriam enviadas para EUA e Canadá.
AK-47 para todos
O AK-47 (em russo, Avtomat Kalashnikova) foi criado em 1947 pelo engenheiro russo Mikhail Kalashnikov, que morreu no ano passado aos 94 anos de idade.
Barato, rápido de ser feito e com prático manuseio, o rifle automático tornou-se a arma oficial do exército russo em pouco tempo, além de guerrilhas revolucionárias e grupos terroristas ao redor do mundo.
Na América do Sul, ficou conhecida como a arma do presidente chileno Salvador Allende, deposto em golpe militar em 1974. Estima-se que 100 milhões de rifles foram vendidos, sendo 140 mil peças apenas neste ano.
Túnel do tempo: relembre gadgets dos anos 80 e 90