O Facebook anunciou novas medidas para fortalecer o combate contra notícias falsas na plataforma. A companhia revela que, depois de um ano e meio de pesquisa, está finalmente aplicando medidas de remoção de contas falsas, anunciando ainda parceria com agências de checagem de fatos e a promoção de iniciativas de educação para a mídia.
Conheça cada uma das novas táticas aplicadas pelo Facebook:
Expansão do programa de verificação de fatos para outros países
Ao todo, a rede social já expandiu o seu programa de verificação de fatos para 14 países, incluindo o Brasil, com previsão de inclusão de novas localidades ainda neste ano. Com verificadores certificados e independentes, o volumme de publicações falsas pode ser reduzido em uma média de 80%, segundo a companhia.
Expansão de testes de verificação de fotos e vídeos
O Facebook está investindo para expandir a verificação de conteúdos também de fotos e vídeos a mais quatro países. Estão inclusas na análise imagens que possam ter sido manipuladas ou retiradas de contexto.
Novas técnicas que aumentam o impacto da verificação
Para conseguir controlar a quantidade de mais de um bilhão de publicações ao dia, o Facebook encontrou duas novas formas de executar esse trabalho:
- Machine learning, para fazer a identificação de conteúdos duplicados de notícias que já foram contestadas;
- Claim Review, da Schema.org, uma estrutura de código aberto utilizado por várias empresas de tecnologia e organizações que fazem a verificação de fatos.
Medidas contra páginas e domínios fontes de notícias falsas
A rede social utiliza classificações de verificadores de fatos para a identificação de fontes de fake news e, na sequência, a distribuição do conteúdo é reduzido como forma de penalização, removendo a capacidade de gerar receita.
O machine learning também atua nessa iniciativa para não só a identificação das notícias falsas, como também reduzindo o alcance orgânico.
Mensuração e transparência
O Facebook anunciou em abril uma nova medida para pesquisas independentes sobre o papel das redes sociais nas eleições e outros assuntos dedicados à democracia. Agora, uma equipe está sendo contratada para colocar o trabalho em prática. Um dos motivos da iniciativa é fazer a medição do volume e dos efeitos da desinformação na rede social.