O Facebook vai investir 5,7 bilhões de dólares para assumir uma participação de pouco menos de 10% na unidade digital do grupo indiano Reliance Industries, buscando lançar serviços para mercearias e pequenos comerciantes na Índia por meio do grande alcance do WhatsApp no país.
O acordo envolve a Jio Platforms e marca a maior aquisição do Facebook desde a compra do WhatsApp por 22 bilhões de dólares em 2014.
A JioMart, que leva lojas físicas para o mundo online, vai trabalhar em conjunto com o WhatsApp, que tem 400 milhões de usuários na Índia, para conectar pequenos comerciantes e seus clientes, disseram as empresas.
"No futuro próximo, a JioMart...e o WhatsApp vão conectar 30 milhões de pequenas kirana (mercearias) por meio de transações digitais com cada cliente que possuem em seus bairros", disse Mukesh Ambani, presidente-executivo da Reliance e homem mais rico da Ásia.
O setor de mercados da Índia já é altamente competitivo, sendo disputado por bandeiras como Pantry, da Amazon.com; Flipkart, do Walmart; e BigBasket, apoiado pela chinesa Alibaba.
Mas os pequenos mercados indianos, kirana, estão ainda pulverizados e desorganizados em termos de atividade via comércio eletrônico.
O acordo envolveu a aquisição de 9,99% da Jio Platforms pelo Facebook, e deu à empresa um valor de mercado de cerca 66 bilhões de dólares, afirmou a Reliance.