Oferecimento

Facebook vai reduzir alcance de contas que publicam spam; entenda mudança

Novidade faz parte da tentativa de Zuckerberg de 'voltar as origens' da rede social

25 abr 2025 - 15h33

A Meta anunciou nesta quinta-feira, 24, novas estratégias para diminuir o conteúdo de spam do Facebook. A empresa vai parar de impulsionar aquelas publicações com diversas hashtags que tentam enganar o algoritmo para receber maior alcance na rede social. As mudanças fazem parte do projeto do CEO, Mark Zuckerberg, de "voltar as origens do Facebook".

Outra medida que a empresa vai tomar para tentar "limpar" o feed do Facebook, será limitar o conteúdo de publicações que postam legendas sem nenhuma relação com a foto apenas para os seguidores daquela conta.

Publicidade

A Meta compartilhou alguns exemplos do que será considerado spam. Na publicação feita pela empresa, há uma foto de um cachorro com a legenda "10 principais fatos sobre o avião", o que não tem nenhuma relação com a imagem. Além de hashtags virais como "#VIRALCONTENT" e "#LIKEFORLIKE"

Ainda, a rede social também limitará o alcance daqueles usuários que criam diversas contas para compartilhar o mesmo conteúdo de spam, podendo os impossibilitar de monetizar as publicações. De acordo com a Meta, "essas contas tentam obter vantagens injustas de monetização".

A empresa também diminuirá a visibilidade de comentários considerados falso no Facebook. Além disso, está testando uma ferramenta que permitirá que os usuários da rede social informem à plataforma se determinado comentário é útil ou não. E também, está implementando um recurso que permite que os donos das contas deletem e ocultem comentários que parecem ser enganosos.

Esse pacote de mudanças é uma tentativa da Meta de barrar conteúdos feitos por inteligência artificial (IA), que vem dominando o feed da rede social, e melhorar a experiência do usuário. Além de ser um esforço para retomar a relevância social do Facebook.

Publicidade

Nesse mesmo sentido, recentemente, o Facebook lançou um feed que não depende do algoritmo e é destinado apenas aos amigos do usuário.

*Mariana Cury é estagiária sob supervisão do editor Bruno Romani

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se