Fãs criticam uso de inteligência artificial em episódios de Chaves; SBT manterá tecnologia

Reclamações envolvem movimentos das câmeras e efeito plastificado nos personagens

30 out 2024 - 15h41
Resumo
O uso de inteligência artificial na remasterização de Chaves e Chapolin pelo SBT gerou controvérsia entre os fãs devido às mudanças visuais e efeitos artificiais.
SBT disse que o uso de IA visa a "melhoria da qualidade de vídeo nos episódios" e que foram tomados cuidados para "não alterar as características originais".
SBT disse que o uso de IA visa a "melhoria da qualidade de vídeo nos episódios" e que foram tomados cuidados para "não alterar as características originais".
Foto: Divulgação/Televisa / Flipar

O uso de inteligência artificial (IA) pelo SBT na remasterização das séries clássicas Chaves e Chapolin tem causado controvérsia entre os fãs. A decisão de aplicar IA para melhorar a qualidade de imagem das produções gerou críticas, especialmente devido a mudanças visuais e efeitos considerados artificiais, que destoam do material original.

Entre as principais queixas está o movimento de câmera, alterado pela tecnologia de IA em algumas cenas para tentar centralizar os personagens principais. Esse ajuste, porém, resultou em uma imagem trêmula, que não ocorre nos episódios originais.

Publicidade

Outro ponto que gerou reclamação entre os fãs é o “efeito plastificado” que afeta personagens, texturas e objetos, um problema comum em edições com IA generativa.

'É preciso deixar claro: não somos contra a melhoria a qualidade dos episódios. É também nosso desejo - e sabemos das limitações de trabalhar com um conteúdo feito há 50 anos. Mas como fãs e com interesse na melhor qualidade da obra, não podemos nos eximir de apontar problemas", publicou a página "Fórum Chaves", no X. 

Posicionamento do SBT

Diante das críticas, o SBT se manifestou, afirmando que continuará usando a inteligência artificial nos próximos episódios de Chaves e Chapolin. A emissora, porém, garantiu que valoriza a opinião dos espectadores e pretende ajustar a qualidade das remasterizações.

“O uso de IA, visando a melhoria da qualidade de vídeo nos episódios de Chaves e Chapolin, tomou o cuidado de não alterar as características originais dos episódios, para melhorar a experiência da audiência”, declarou a emissora em nota.

Publicidade

Segundo o SBT, a IA foi aplicada para corrigir distorções comuns em gravações antigas, realizadas em fitas de vídeo analógico, que frequentemente sofriam degradações como ruídos, rotação de fase e outras instabilidades ao longo dos anos.

A remasterização busca remover esses problemas e recompor texturas, porém, com a promessa de não alterar a essência visual dos episódios. “Estamos retirando os ruídos, recompondo as texturas, porém tomando o cuidado de não repintar os episódios”, acrescentou a emissora.

Fonte: Redação Byte
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações