Depois de mobilizar o mundo a participar de uma campanha em defesa dos direitos LGBTs, o Facebook decidiu tratar de outro tema importante: o feminismo. Desta vez, no entanto, foi de maneira mais discreta. Na nova atualização do software, algumas mudanças visuais podem ser percebidas nos ícones de "amizades" e "grupos". São pequenas - mas com grande significado simbólico.
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Antes, os dois ícones eram compostos por silhuetas masculinas à frente e femininas atrás. Estas últimas ainda eram relativamente menores. Agora os desenhos foram invertidos com figuras femininas à frente e masculinas atrás, ambas com os mesmos tamanhos. Além disso, os cortes de cabelo dos personagens foram "modernizados".
A ideia foi da diretora de design Caitlin Winner. "Como mulher educada em um colégio só para mulheres, era difícil não ler o simbolismo do ícone anterior; a mulher estava literalmente na sombra do homem, ela não estava em uma posição de liderança. Minha primeira ideia foi desenhar uma silhueta dupla, duas pessoas de tamanhos iguais sem uma linha definindo quem estava primeiro. E coloquei a mulher, antes pequena, na frente do homem", explicou sobre o ícone de "amizades" ao The Guardian.
O mesmo raciocínio foi utilizado para criar o ícone de "grupos", em que os homens estão, de acordo com Winner, "apoiando" a mulher, que mais uma vez foi colocada à frente.