Bill Gates precisou aprender alguns truques de produtividade para otimizar seu tempo e evitar que o trabalho prejudicasse sua vida pessoal - afinal, gerenciar uma das maiores empresas de tecnologia do mundo exige estratégias inteligentes.
Como ele mesmo já admitiu em algumas ocasiões, ao longo de sua carreira, adquiriu esses hábitos para levar uma vida mais feliz, seja aprendendo com seus erros ou ouvindo conselhos de amigos. Nem sempre seguiu essas práticas à risca, mas, por isso mesmo, entende ainda mais o valor delas.
A pergunta é mais importante que a solução
Uma das chaves para resolver problemas é ter as respostas certas, mas, para Bill Gates, muito mais importante é fazer as perguntas corretas. Em 2020, no auge da pandemia, ele compartilhou em seu site algumas reflexões sobre como encontrar soluções para grandes desafios.
"Desde a adolescência, abordo cada novo grande problema da mesma forma: começando com duas perguntas. Usei essa técnica na Microsoft e ainda a utilizo hoje. Toda semana, faço essas perguntas sobre a Covid-19", explicou Gates.
As duas primeiras perguntas que devemos fazer, segundo ele, são: Quem já enfrentou esse problema com sucesso antes? E o que podemos aprender com essa experiência?
Não é preciso reinventar a roda
O que Gates propõe, em resumo, é que não precisamos reinventar a roda sempre que surge um problema. Se alguém já encontrou uma solução eficaz, o ideal é analisá-la e adaptá-la ao seu contexto. Esse método não exige criatividade ou ...
Matérias relacionadas