A Agência Espacial Australiana está buscando respostas para um misterioso objeto encontrado em uma praia do país. A instituição compartilhou fotos da peça nesta segunda-feira (17) no Twitter e pediu ajuda para a sua devida identificação.
Alguns internautas especularam se o cilindro gigante não poderia ser parte do avião MH370, da Malaysia Airlines, que desapareceu em 2014. Na época, após meses de buscas, destroços atribuídos à aeronave foram encontrados em ilhas no Oceano Índico, Tanzânia, Moçambique, África do Sul, Madagascar e Maurício.
A outra hipótese é que a peça encontrada na praia tenha se desprendido de um foguete.
À BBC, o especialista em aviação Geoffrey Thomas disse que o item era possivelmente um tanque de combustível de um veículo aeroespacial que caiu no Oceano Índico em algum momento nos últimos 12 meses. Ele é cético quanto à possibilidade da peça pertencer ao MH370.
"Não é parte de um Boeing 777 e o fato é que o MH370 foi perdido nove anos e meio atrás, então mostraria muito mais desgaste nos destroços", disse.
A Agência Espacial Australiana disse que é possível que o cilindro gigante tenha caído de um "veículo de lançamento espacial estrangeiro" e que entrará em contato com outras agências internacionais.
We are currently making enquiries related to this object located on a beach near Jurien Bay in Western Australia.
The object could be from a foreign space launch vehicle and we are liaising with global counterparts who may be able to provide more information.
[More in comments] pic.twitter.com/41cRuhwzZk
— Australian Space Agency (@AusSpaceAgency) July 17, 2023