Foguete da SpaceX explode durante missão da Starlink

A causa da explosão ainda não foi esclarecida pela SpaceX ou pelo CEO da empresa, Elon Musk

12 jul 2024 - 16h08
Foguete SpaceX Falcon 9 transportando a espaçonave Dragon é lançado na missão SpaceX Crew-8 da Nasa para a Estação Espacial Internacional
Foguete SpaceX Falcon 9 transportando a espaçonave Dragon é lançado na missão SpaceX Crew-8 da Nasa para a Estação Espacial Internacional
Foto: NASA/Aubrey Gemignani

O foguete Falcon 9 da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, sofreu uma falha rara na noite da última quinta-feira (11). O segundo estágio do foguete explodiu enquanto tentava aumentar sua órbita para liberar um lote de satélites de internet Starlink.

O foguete decolou da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, aproximadamente às 02h30 no horário de Brasília.

Publicidade

O evento, dado o histórico de confiabilidade do foguete reutilizável, é muito raro. Esse foi o 69º voo do Falcon 9 e o 354º desde 2010. Até então, a SpaceX já tinha feito 344 voos bem-sucedidos consecutivos.

De acordo com uma atualização do CEO da SpaceX, Elon Musk, o foguete sofreu um "RUD" ou "desmontagem rápida não programada".

"O reinício do estágio superior para aumentar o perigeu resultou em um RUD do motor por razões atualmente desconhecidas. A equipe está revisando os dados esta noite para entender a causa raiz", ele postou no X, rede social da qual é dono. 

"Os satélites Starlink foram implantados, mas o perigeu pode ser muito baixo para que eles aumentem a órbita. Saberemos mais em algumas horas", completou o CEO.

Publicidade

Quando foi lançado o primeiro satélite ao espaço? Quando foi lançado o primeiro satélite ao espaço?

Congelamento

Durante a transmissão do lançamento, é possível ver que o estágio superior do foguete estava coberto por uma quantidade incomum de partículas de gelo após acionar seu motor Merlin pela segunda vez.

Já em relação aos satélites Starlink, a SpaceX disse no X que fez contato com cinco dos 20 satélites.

"Durante o lançamento do Falcon 9 para o Starlink nesta noite, o motor do segundo estágio não completou sua segunda queima", disse a empresa, em postagem. "Como resultado, os satélites Starlink foram implantados em uma órbita mais baixa do que a pretendida".

Musk também destacou em suas redes sociais que os "propulsores dos satélites precisam elevar a órbita mais rápido do que o arrasto atmosférico os puxa para baixo ou eles queimam."

Publicidade

Ainda não se sabe se a falha do Falcon 9 terá algum impacto na missão Polaris Dawn, que contará com o astronauta Jared Isaacman realizando a primeira caminhada espacial totalmente privada fora de uma espaçonave Crew Dragon em órbita.

A missão está programada para 31 de julho, mas, devido ao ocorrido, essa data pode ser adiada.

Fonte: Redação Byte
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se