Funções de IA do iOS 18 podem estrear como "Apple Intelligence"

Apple pode chamar "AI" de "Apple Intelligence" em estratégia de nomenclatura acertada para recursos que serão anunciados na segunda-feira durante a WWDC

8 jun 2024 - 22h09
(atualizado em 10/6/2024 às 08h14)

A WWDC 2024 acontece na próxima segunda-feira, dia 10 de junho, com quase duas horas de duração em um evento dedicado inteiramente para software graças às novidades de inteligência artificial da Apple. E parece que os recursos de IA da empresa serão chamados de "Apple Intelligence" em uma estratégia certeira de nomenclatura.

Foto: Victor Carvalho/Canaltech / Canaltech

Segundo o jornalista Mark Gurman do Bloomberg, o novo sistema de inteligência artificial da Maçã "será chamado de Apple Intelligence e chegará às novas versões dos sistemas operacionais do iPhone, iPad e Mac."

Publicidade

O Apple Intelligence também deve integrar outros produtos da marca, como o Apple TV 4K, HomePod, Apple Watch e Vision Pro, mas de formas diferentes.

Gurman cita que a parceria entre Apple e OpenAI pode resultar em um chatbot similar ao ChatGPT, mas com a Siri no comando. Entretanto, não sabemos se a Apple apostará em um recurso tão similar a outras empresas como Google, Microsoft e a própria OpenAI, ou mesmo quais serão os grandes diferenciais da marca.

Também é dito que a aposta do Apple Intelligence será menos em criar imagens e vídeos por IA e mais em "concentrar funcionalidades com apelo abrangente."

O Apple Intelligence também seria totalmente optativo, com os usuários podendo desativar os recursos que não sejam interessantes no momento.

Publicidade

Segundo o rumor, há requisitos mínimos necessários para desbloquear toda a suíte de inteligência artificial da Apple, e apenas o iPhone 15 Pro, iPhone 15 Pro Max e modelos de iPad e Mac com chip M1 ou mais recentes seriam capazes de desfrutar da totalidade do Apple Intelligence.

Siri pode ficar "inteligente de verdade" com recursos de IA generativa implementados pela Apple (Imagem: Omid Armin/Unsplash)
Foto: Canaltech

Apesar disso, é muito provável que recursos mais leves operados na nuvem sejam liberados para todos (ou quase todos) os produtos da marca.

Outro grande foco da Apple estará presente em segurança e privacidade, indo na contra-mão da Microsoft com o anúncio do Windows Recall, recurso que captura a tela do Windows 11 a cada instante e não oferece criptografia ou sigilo em dados sensíveis como informações de cartões de crédito e senhas. Sem pedir desculpas, a Microsoft disse que o Recall será desativado por padrão.

Com grandes novidades esperadas para o iOS 18, iPadOS 18, tvOS 18, watchOS 11, visionOS 2 e macOS 15, faltam apenas dois dias para que possamos conhecer todas as mudanças que a Apple prepara para seus dispositivos.

A WWDC 2024 acontece no dia 10 de junho, próxima segunda-feira, às 14h00 (pelo horário de Brasilia).

Fonte: Bloomberg

Publicidade

Trending no Canaltech:

É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações