Galaxy SmartTag 2 x Apple AirTag | Qual rastreador é melhor?

Comparamos os rastreadores de Samsung e Apple em uma viagem por Correios de São Paulo a Curitiba e de volta

14 nov 2023 - 16h25
(atualizado às 19h25)

A Samsung atualizou seu rastreador com o lançamento da Galaxy SmartTag 2, agora com conexão de banda ultralarga. Isso permite a localização mais precisa, o que a iguala à AirTag, da Apple. O Canaltech enviou as duas pelos Correios para ver se é mesmo possível localizá-las durante todo o trajeto.

Foto: Ivo Meneghel Jr/Canaltech / Canaltech

Neste comparativo, vou falar sobre semelhanças e diferenças entre os dois modelos. E também como elas se comportam no caso ficarem muitos quilômetros distantes do celular pareado.

Publicidade

Como funcionam os rastreadores?

O funcionamento básico dos dois dispositivos é bem parecido. A SmartTag 2 usa Bluetooth de baixa energia para buscar celulares da Samsung de outras pessoas, e usa a localização deles para compartilhar a própria. A AirTag usa o mesmo sistema, mas com smartphones da Apple, como você já deve ter imaginado.

Ou seja, nenhum dos dois modelos de rastreadores possui um GPS próprio, nem nada parecido. Eles detectam outros dispositivos próximos para "perguntar" a eles sua localização, e a usa para informar a sua própria posição para o proprietário.

Tela de localização do rastreador AirTag (E) e Galaxy SmartTag 2 (D) (Imagem: Canaltech)
Foto: Canaltech

Para isso, o Bluetooth do celular com o qual a tag se comunica precisa estar ligado, obviamente. Ao passar pela rua, esses rastreadores vão "pingando" sua localização sem que os donos dos aparelhos que emprestaram sua posição e conexão com a web nunca percebam.

Existe ainda uma opção de localização mais precisa, que é feita com uma banda ultralarga (UWB). Para usar a função, é preciso ter um celular topo de linha pareado, um Samsung Galaxy Note 20 ou posterior, por exemplo. No caso da AirTag, ela funciona com qualquer iPhone a partir do 11.

Publicidade

O rastreamento é bom?

O rastreamento em tempo real é muito bom em ambos os casos. O Canaltech enviou um pacote com a Galaxy SmartTag 2 e a AirTag de São Bernardo do Campo, em SP, até Curitiba. Depois, o pacote retornou para nosso escritório.

Conferimos cerca de três vezes por dia a evolução do envio. E ambos tiveram uma boa quantidade de atualizações nos cerca de três dias que durou o processo.

É interessante notar, também, que ambas as marcas permitem que você trace um percurso do seu local até onde a tag foi detectada. Isso facilita no caso de uma perseguição ao objeto (ou animal de estimação) que você deixou com o rastreador.

Tela de rotas da AirTag (D) e da Galaxy SmartTag 2; dispositivo da Samsung usa Google Mapas (Imagem: Canaltech)
Foto: Canaltech

Além disso, é possível verificar o histórico de detecções das tags pelo app. A SmartTag 2 usa o SmartThings para você checar localização, no SmartThings Find, além de outras informações. A AirTag é rastreada pelo app Buscar. Ou seja, em ambos os casos, são apps já pré-instalados nos celulares de cada marca.

Publicidade

No caso da busca mais precisa, é necessário ativar pelo app para encontrar a localização exata dos rastreadores. Essa função só funciona na SmartTag 2 se você estiver a menos de 120 metros do dispositivo. A Apple não informa a distância máxima para encontrar a AirTag de maneira mais precisa.

Diferenças e semelhanças

Antes de definir qual rastreador você vai comprar, é bom ter em mente as diferenças e semelhanças em design. Apesar de ser maior no tamanho geral, a Galaxy SmartTag 2 tem a vantagem de já incluir uma maneira de conectar um chaveiro ou zíper diretamente à tag. A AirTag precisa de uma capinha para isso.

A do Canaltech já estava com um case, por isso parece que as duas são bem mais semelhantes nas fotos do que na realidade. As dimensões da tag da Samsung são de 28,8 x 52,44 x 8,0 mm, com 13,75 gramas de peso. A da Apple mede 31,9 x 31,9 x 8,0 mm, e pesa 11 gramas.

A construção é uma questão importante, porque a durabilidade pode depender muito disso. A SmartTag 2 tem exterior em plástico, enquanto a AirTag é de aço inoxidável. Porém, o modelo da Samsung ainda possui um botão programável, com o qual você pode acender uma lâmpada inteligente, ou localizar seu celular perdido dentro do sofá, por exemplo.

Publicidade
Galaxy SmartTag 2 e AirTag lado a lado (Imagem: Léo Müller/Canaltech)
Foto: Canaltech

Além disso, ambas possuem uma certificação IP67, ou seja, são protegidas contra poeira e resistentes à água. Os rastreadores podem ser submersos em até um metro de água por 30 minutos sem danificar. Mas é bom ter em mente que essa resistência à água e poeira diminui com o tempo.

Outro ponto é a bateria. A Samsung diz que melhorou bastante a duração da segunda geração em cerca de 50%. São até 700 dias no modo de economia de energia e 500 dias em modo normal. A Apple só garante um ano de duração para a bateria da AirTag, ou seja, cerca de metade da concorrente.

A AirTag já tem tempo de mercado suficiente para sabermos que entrega até mais do que o previsto pela Apple. E dá para trocar a bateria com facilidade, ainda mais porque ela usa uma bateria comum CR2032. A SmartTag 2 utiliza o mesmo tipo de bateria, também substituível.

Galaxy SmartTag 2 x Apple AirTag: qual é melhor?

Não há uma resposta clara para esta pergunta. Como demonstrei neste comparativo, são dois rastreadores mais parecidos do que diferentes entre si. A questão é o seu ecossistema: se você tem celular Samsung, a SmartTag 2 deve ser a sua escolha. Se possui iPhone, deve ir com a AirTag. Simplesmente pela compatibilidade.

Publicidade

Até o preço é parecido, já que fica entre R$ 350 e R$ 400 oficialmente. Você consegue encontrar ofertas ocasionais e pagar mais barato nos dois produtos.

Trending no Canaltech:

É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações