"Gente, vamos almoçar?"
Se você leu a pergunta acima com um sotaque carregado do interior de São Paulo, é porque provavelmente já viu um vídeo de Eleni Moretti, cozinheira de Franca que virou fenômeno nas redes sociais com vídeos de pratos de comida caseira.
A princípio, ela fazia os registros servindo os preparos em silêncio. Depois, com a chegada de admiradores das receitas, a cozinheira começou a se sentir mais à vontade para conversar com seus seguidores — dando espaço para internet simpatizar com seu carisma e pegar gosto por seus famosos jargões: "arroz soltinho", "feijão desmanchando" e "tem salada, mas eu não vou querer".
Eleni contou ao Byte que começou a cozinhar ainda pequena, por necessidade. Sua vó arranjou um banquinho e o colocou à beira de um fogão à lenha para que ela pudesse aprender a cozinhar no lugar da mãe, que estava doente. A partir daí, pegou gosto pela prática.
"Eu sempre gostei de cozinhar. A vida inteira eu fiz comida pra minha família".
O sucesso da cozinheira nas redes foi tanto que ela chegou a ser convidada para participações na televisão. Hoje, Eleni acumula mais de 2,6 milhões seguidores no TikTok e vídeos com centenas de milhares de visualizações no YouTube.
Confira a entrevista concedida pelo fenômeno da internet (e da cozinha) ao Byte:
Todo mundo tem aquele prato que só é gostoso na nossa própria receita: quando outra pessoa tenta fazer, nunca fica tão bom. Qual é o seu?
Eleni: Eu gosto muito de fazer feijoada. Acaba que eu não gosto muito das feijoadas feitas por outras pessoas porque a minha é bem magra, já que eu cozinho todos os ingredientes separados. Ela acaba ficando maravilhosa. Outra coisa que eu gosto muito de fazer é filé à parmegiana. Como eu uso o meu molho caseiro de tomate, eu acho que fica com um sabor incrível.
Tem alguma comida (fora salada) que você não é muito fã?
Eleni: Esse negócio da salada, gente, é uma brincadeira! Um dia, eu fui colocar comida no prato para um vídeo e já tinha colocado o arroz, a batata palha, coloquei um filé a parmegiana e, no final, não cabia salada. Aí eu olhei, e pensei: onde que eu vou pôr? Por cima não tem jeito. Aí, eu falei, "tem salada, mas eu não vou querer" e virou uma brincadeira.
Eu gosto muito de salada, mas um prato que eu não gosto muito é peixe cru.
Para qual famoso você mais gostaria de cozinhar um almoço? E qual seria o menu?
Eleni: Um famoso para o qual eu gostaria de fazer um almoço seria o Gusttavo Lima, porque o prato predileto dele é arroz, feijão e bife acebolado, e meu bife acebolado fica maravilhoso. Ah, e uma saladinha pra acompanhar!
Qual a sua principal dica para quem sonha em um dia poder fazer um arroz soltinho e feijão desmanchando?
Eleni: Gente, é o seguinte, pra fazer comida tem que gostar muito, muito. Tem que ter amor ao fogão e às pessoas que vocês vão servir a comida. Se você não gosta e já chega no fogão de mau humor, não vai sair uma comida gostosa. Tem que ter paciência e gostar muito.
Os seus pratos sempre estão de dar água na boca, mas queremos saber: alguma vez você fez alguma comida que não gostou, e teve que manter a compostura para o vídeo?
Eleni: Eu gosto de todo tipo de comida, gente, a única coisa que eu não gosto muito é peixe cru, mas também tem outra coisa que eu faço aqui em casa e todo mundo adora, incluindo meus filhos e meu marido, porém eu não sou muito fã: caldo de mocotó.