Gmail rende para Google mesmo sendo gratuito, veja como

O serviço de e-mail procura palavras-chave no e-mail para identificar diferentes tópicos de discussão, e ainda pode criar um perfil do usuário

1 abr 2014 - 10h56
(atualizado às 10h57)
<p>Com 425 milhões de usuários no mundo todo, o webmail do Google possui como maneira de ganhar dinheiro uma varredura automática</p>
Com 425 milhões de usuários no mundo todo, o webmail do Google possui como maneira de ganhar dinheiro uma varredura automática
Foto: Christian Hartmann / Reuters

O Gmail completa dez anos nesta terça-feira e embora seja gratuito, rende dinheiro ao Google por meio de dados pessoais os montes de pessoas que utilizam o serviço de e-mail pela internet. Segundo a CNN, a empresa teve como receita US$ 16.8 bilhões no último trimestre de 2013.

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Com 425 milhões de usuários no mundo todo, o webmail do Google possui como maneira de ganhar dinheiro usando uma varredura automática de informações, mensagens de indexação e usando data mine para mostrar publicidade relevante ao usuário em cada caixa de e-mail. O serviço ainda procura palavras-chave nos textos e buscas, para identificar diferentes tópicos de discussão; e ainda pode criar um perfil do usuário. 

Toda empresa deve alertar que os dados pessoais estão sendo utilizado, algo presente nos termos de privacidade quando um usuário começa a utilizar o webmail. A atividade é feita por outras empresas também, como Microsoft e Yahoo. No entanto, os detalhes da coleta de dados apresentam-se na maioria confidenciais.

Fonte: Terra
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