O Google anunciou nesta quarta-feira (12) novidades para o Projeto Astra: o desenvolvimento de um óculos smart. A apresentação do protótipo foi realizada de surpresa pela big tech durante um evento para a imprensa na sua sede em Mountain View. Ontem foi divulgado que o Google registrou uma patente para rastreio ocular em óculos smarts.
O Projeto Astra foi apresentado em maio, durante o evento I/O. A tecnologia possibilita que o Gemini, a inteligência artificial generativa da companhia, utilize a câmera do smartphone para observar o ambiente e ajudar na execução de tarefas e outros comandos. No entanto, na demonstração de maio, o recurso só era compatível com a câmera do telefone móvel - agora, o Google avança e se prepara para competir com a Meta.
Segundo o vídeo divulgado pela companhia, o protótipo de óculos inteligente possui câmeras no aro para observar o ambiente, possibilitando que o Gemini entenda o ambiente em que o usuário se encontra. Através de instruções e observação do ambiente, a Inteligência Artificial pode funcionar como um GPS, fornecendo respostas diretamente na lente (ou seria na tela?).
Assista o vídeo:
O segmento do vídeo dedicado ao protótipo dos óculos inteligentes apresenta características semelhantes às que foram reveladas na patente do aparelho. Os óculos fornecem as informações nas imagens do documento. O vídeo demonstra que a resposta é complementada por meio de voz.
O apresentador coloca os óculos e questiona a previsão do tempo, o parque pelo qual está passando e questiona o Gemini se existe algum mercado no trajeto de volta ao escritório. No entanto, até agora, não existe nenhuma informação sobre a exibição de setas para navegação e do alfinete do Google Maps, que aponta os locais pesquisados. Na patente, o alfinete também surge na tela para indicar as lojas que o usuário visualizou.
O design dos óculos inteligentes do Google é similar ao do Ray-Ban Meta, um dispositivo rival. A câmera (ou câmeras, apenas uma consegui reconhecer no vídeo) está localizada na parte externa do aro. O design também se assemelha ao RB7027L (meus óculos de nerd), um modelo da Ray-Ban que é a inspiração para os óculos inteligentes da Meta.
A recente investida do Google nos óculos inteligentes pode estar relacionada ao atual estágio do setor. Segundo o relatório financeiro da empresa de Mark Zuckerberg, o Ray-Ban Meta representa a parte mais rentável do Reality Labs, uma divisão da Meta voltada para o metaverso e a realidade virtual.