Google é investigado por órgão antitruste da Rússia

O Google disse ao jornal por meio de um porta-voz, que a empresa não tomou atitudes anticompetitivas na Rússia

23 fev 2015 - 14h02
(atualizado às 14h17)
<p>Três empresas de telefonia celular russas alegam que foram proibidas de instalarem os serviços do Yandex em aparelho com Android no ano passado, Prestige, Fly e Explay</p>
Três empresas de telefonia celular russas alegam que foram proibidas de instalarem os serviços do Yandex em aparelho com Android no ano passado, Prestige, Fly e Explay
Foto: Getty Images

O Google estaria sendo investigado pela agência antitruste da Rússia por abusar na dominação de mercado do Android por meio de fabricantes de smartphones. Segundo o jornal britânico The Guardian, o serviço federal russo antimonopólio (FAS) entrou com um processo após reclamações do serviço de buscas do país, o Yandex.

A aplicação de internet russa reclamou que os smartphones possuem o serviço de buscas do Google adicionado ao pacote de aplicativos do Android, algo que quebraria as leis antitruste da Rússia. O Yandex possui 60% do mercado de buscas no país, além de oferecer serviços rivais a produtos do Google como YouTube, Maps, o navegador Chrome e o Google Tradutor.

Publicidade

Três empresas de telefonia celular russas alegam que foram proibidas de instalarem os serviços do Yandex em aparelho com Android no ano passado: Prestige, Fly e Explay.

O Google disse ao jornal por meio de um porta-voz, que a empresa não tomou atitudes anticompetitivas na Rússia. “Os fabricantes de celulares estão livres para instalar aplicativos que eles escolherem, e seus consumidores têm o controle total deles em seus aparelhos”, disse o porta-voz.

Vale lembrar que o Android é uma plataforma de código aberto que outras empresas também usam, como a Xiaomi e a Amazon. O software do Google domina o mercado mundial de smartphone com 81,2%, de acordo com a Strategy Analytics.

Vote no seu doodle favorito durante a Copa do Mundo

Publicidade
Fonte: Terra
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações