Em comemoração ao sucesso da Nasa com a missão Dart (Double Asteroid Redirect Mission), que colidiu ontem (26) com o asteroide Dimorphos, o Google criou uma animação inspirada no evento.
Ao pesquisar por “Nasa Dart” no buscador, além das notícias relacionadas ao assunto, também surge uma nave espacial animada. Ela atravessa a página, colide com um ícone e entorta a tela (que volta ao normal assim que outra página seja acessada).
“Sua pesquisa no Google pode revelar algo esmagador! Pesquise ‘NASA DART’ no Google para ver uma demonstração de defesa de browser, quer dizer, planetária”, publicou a agência espacial americana no Twitter.
Your Google search could reveal something smashing! Search for "NASA DART" on @Google to see a demonstration of browser, uh, planetary defense. pic.twitter.com/ZuxtlgaLJ1
— NASA (@NASA) September 27, 2022
O intuito da missão Dart, ao colidir com o asteroide, não era destruí-lo, mas apenas alterar sua órbita — essa mudança só poderá ser constatada em semanas ou meses. A 11 milhões de quilômetros da Terra, o asteroide Dimorphos não era uma ameaça à Terra, mas serviu como treino para que os cientistas pudessem pesquisar como desviar corpos celestes e criar táticas de proteção planetária.
Chamada de “suicida”, a missão cumpriu sua tarefa na noite desta segunda-feira (26), atingindo o alvo com uma velocidade de 22 mil km/h. O evento foi transmitido ao vivo pela Nasa, por meio da câmera Draco, com um sistema de navegação controlado por algoritmos. O equipamento era parte integrante da missão Dart e foi destruído durante a colisão.
IMPACT SUCCESS! Watch from #DARTMIssion ’s DRACO Camera, as the vending machine-sized spacecraft successfully collides with asteroid Dimorphos, which is the size of a football stadium and poses no threat to Earth. pic.twitter.com/7bXipPkjWD
— NASA (@NASA) September 26, 2022