O Google está desenvolvendo uma nova abordagem para o diagnóstico precoce de doenças, utilizando IA para analisar sinais sonoros.
O Google está desenvolvendo uma nova abordagem para o diagnóstico precoce de doenças, utilizando inteligência artificial (IA) para analisar sinais sonoros.
De acordo com informações divulgadas pelo TechCrunch, a gigante da tecnologia desenvolveu um modelo de capaz de identificar sinais de doenças por meio de sons como tosses e respiração dificultosa.
O projeto, que já conta com um banco de dados de 300 milhões de fragmentos de áudio, é uma colaboração com a startup indiana Salcit Technologies.
Juntas, as empresas pretendem integrar essa tecnologia em smartphones, oferecendo uma ferramenta potencialmente vital para populações em regiões com acesso limitado a cuidados de saúde.
Essa inovação visa identificar condições como a tuberculose antes que os sintomas se tornem graves, oferecendo um diagnóstico mais precoce e acessível.
Não é novidade
Não é a primeira vez que a empresa explora a interseção entre tecnologia e biologia; anteriormente, seu braço de investimento já apoiou startups que usam IA para "farejar" doenças.
Outras companhias também estão utilizando algoritmos para detectar e rastrear patologias como o câncer de mama, por exemplo.
Agora, a novidade do Google pode acelerar a forma como as doenças são detectadas, especialmente em áreas carentes de recursos médicos. É importante dizer, no entanto, que as tecnologias não substituem a avaliação de um especialista.