Google sai vitorioso de disputa com editoras alemãs

22 ago 2014 - 13h47
(atualizado às 15h46)
Foto: Getty Images

Um regulador alemão deu ao Google uma vitória nesta sexta-feira ao dizer que não iria prosseguir com uma queixa contra a empresa de pesquisa na internet de um grupo de editoras por dar aos usuários acessos a seus novos artigos.

Muitas editoras, incluindo a Axel Springer e a Burda, uniram-se a um grupo chamado VG Media para pedir que o Google as pagasse por tornar seus artigos online disponíveis ao público.

Publicidade

"É sempre necessária suspeita suficiente para iniciar um procedimento de abuso. A reclamação da VG Media não estabeleceu isso", disse em comunicado nesta sexta-feira o presidente do Escritório Federal de Carteis da Alemanha, Andreas Mundt.

Sob legislação alemã, que teve efeito há um ano, editoras podem proibir que empresas de busca e serviços similares usem seus novos artigos além de trechos curtos.

O regulador disse, no entanto, que o escopo da legislação ainda não era totalmente claro. Ele disse que iria monitorar a reação do Google às demandas das editoras e lançaria procedimentos antitruste se necessário.

Saiba quem são os bilionários da tecnologia

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se