Google será montadora e fabricará carro que dirige sozinho

Para guiar sozinho, o veículo vai usar uma combinação de sensores de laser e radar

28 mai 2014 - 07h29
(atualizado às 11h25)
Vamos ver estes veículos nas ruas dentro de um ano, diz Chris Urmson
Vamos ver estes veículos nas ruas dentro de um ano, diz Chris Urmson
Foto: Google / Divulgação

O Google vai começar a fabricar seus próprios carros que dirigem sozinhos, em vez de adaptar veículos fabricados por outras montadoras. O carro, com capacidade para apenas duas pessoas, não terá volante ou pedais, contando apenas com um botão de partida e parada.

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Fotos divulgadas pelo Google mostram o protótipo do pequeno veículo, que tem uma "cara amigável" com o objetivo de convencer as pessoas a aceitarem mais facilmente a tecnologia da direção autônoma. O co-fundador da gigante de tecnologia, Sergey Brin, revelou os planos da empresa em uma conferência na Califórnia.

"Estamos muito animados com esse carro. É algo que vai nos permitir ampliar as capacidades da direção autônoma e entender suas limitações", afirmou Chris Urmson, diretor do projeto de autodireção do Google. Ele acredita que os carros vão "melhorar a vida das pessoas ao transformar a mobilidade". 

Mas alguns pesquisadores que atuam nesta área estão investigando os potenciais malefícios deste tipo de tecnologia. Eles acreditam que os veículos podem piorar o trânsito das cidades à medida que as pessoas decidem fazer longos trajetos de carro porque não terão de dirigir.

Para-brisas flexíveis

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A BBC obteve acesso a detalhes do projeto e ao protótipo do veículo. O design do carro se assemelha ao de um desenho animado, não tem capô na frente e as rodas são mais afastadas para os lados. Conta com propulsão elétrica e atinge a velocidade máxima de 40km/h.

A característica mais importante do design é o fato de não haver controles, à exceção de um botão de partida e parada.Segundo o Google, sistemas adicionais serão instalados na fase inicial de testes para que o motorista possa assumir o controle do veículo caso haja um problema.

A dianteira do carro é concebida para oferecer mais segurança aos pedestres, com um material macio semelhante a uma espuma no lugar do tradicional amortecedor, e um para-brisas mais flexível, que pode ajudar a reduzir lesões em caso de acidentes. Para guiar sozinho, o veículo vai usar uma combinação de sensores de laser e radar, além dos dados captados por um câmera instalada no teto do veículo.

Nas ruas em 1 ano

O Google anunciou recentemente que seus carros já percorreram 700 mil milhas de vias públicas no modo autônomo, e que agora se preparam para enfrentar o trânsito das ruas movimentadas da cidade. A empresa planeja construir uma frota de cerca de 200 carros autônomos em Detroit, com o objetivo de utilizá-los como uma base de teste para a tecnologia autônoma. "Vamos ver estes veículos nas ruas dentro de um ano", diz Urmson.

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Defensores do projeto afirmam que carros autônomos têm o potencial de revolucionar o transporte, tornando as estradas mais seguras, eliminando ruídos elétricos, e diminuindo o congestionamento e a poluição. Mas Sven Beiker, diretor-executivo do Centro de Pesquisa Automotiva da Universidade de Stanford, adverte que carros sem motoristas ainda podem requerer intervenção humana em situações extremas e que as pessoas podem esquecer como operar seus veículos se não o fizerem regularmente.

Isso pode ser particularmente perigoso em uma situação de emergência em que o computador não sabe como reagir, e pede intervenção de um ser humano que pode não ter prestado atenção, alertou."Você não vai poder perder tempo procurando o manual de instruções no porta-luvas que você nunca olhou antes", disse ele. Ele compara essa situação à de pessoas que passam a dirigir carros automáticos e depois esquecem como conduzir os com câmbio manual.

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