O Google teve alta de 12% na receita trimestral, ajudado por salto de 13% no número de anúncios, ou cliques pagos. O dado, porém, ficou abaixo das expectativas de Wall Street. Embora o total de cliques pagos tenha crescido, o preço médio de anúncios, ou custo por clique, caiu 7% no 1º trimestre.
A receita de anúncios do Google tem sido pressionada à medida que mais consumidores acessam seus serviços online em dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, nos quais os preços dos anúncios são mais baixos, em geral.
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As vendas de publicidade no primeiro trimestre subiram 11%, para US$ 15,51.
A empresa, sob crescente concorrência de anúncios móveis oferecidos por rivais como Facebook, mudou o sistema buscas em dispositivos portáteis para favorecer sites a terem melhor aparência em telas de smartphones.
No início do mês, a União Europeia acusou o Google de abusar de sua posição dominante nas pesquisas na internet para favorecer seus próprios produtos.
A receita consolidada aumentou para US$ 17,26 bilhões (aproximadamente R$ 52 bilhões) ante US$ 15,42 bilhões um ano antes.
O lucro líquido do Google subiu a US$ 3,59 bilhões ou US$ 5,20 por ação, ante US$ 3,450 bilhões ou US$ 5,04 por papel um ano antes. Excluindo itens não recorrentes, o Google lucrou US$ 6,57 por ação.
Analistas, em média, esperavam que a empresa lucrasse US$ 6,60 por ação e tivesse receita de US$ 17,5 bilhões, segundo a Thomson Reuters.