Para mostrar que seus aplicativos podem ser utilizados para tarefas mais complexas que simplesmente fazer uma busca na internet ou medir a audiência de um site, o Google montou uma casa em Madri, capital da Espanha, onde demonstra como, na prática, várias de suas ferramentas podem ser úteis no dia-a-dia de qualquer pessoa.
Entre as diferentes funcionalidades disponíveis nos aplicativos do Google, a ferramenta que tem mais potencial para transformar uma casa normal e uma casa do futuro é o Google Voice Search, a busca por voz desenvolvida pela empresa. Donos de um dos canais de receitas mais acessados no Youtube na Espanha, María López e Luis Robles testaram a cozinha digital montada pelo Google e aprovaram a experiência.
“Apenas conectando o nosso celular na rede da casa nós conseguimos fazer a conversão de medidas e checar a quantidade de calorias de cada ingrediente da nossa receita”, comentou María. Os dois chefs amadores utilizaram o Voice Search em cada etapa do processo de preparo de suas receitas, perguntando pela tradução exata de alguns ingredientes estrangeiros e ajustando um alarme para não queimar os doces que cozinharam com a ajuda do Google.
Para aqueles que não têm muitas habilidades na cozinha e preferem utilizar a tecnologia já disponível para acessar vídeos e fotos na internet, a empresa americana criou o Chromecast, dispositivo do tamanho de um pen drive que permite levar a tela do celular ou do computador à televisão. Com ele, é possível assistir a vídeos do Youtube ou alugar filmes na loja virtual do Google. No lugar do controle remoto, o usuário utiliza apenas o seu celular para controlar a televisão.
Tendências da moda
Em um espaço batizado de Fashion Room, a empresa americana criou um ambiente voltado à moda. Nele, uma especialista no assunto mostrou como é possível escolher um corte de cabelo ou um par de sapatos utilizando o Google Trends, aplicativo que mostra as tendências de busca na internet. A partir de uma simples busca, é possível saber que no Brasil os tipos de cortes mais procurados pelo público feminino são aqueles com franja e do tipo Chanel.
Outra funcionalidade que pode ajudar às mulheres neste assunto, e ainda é pouco explorada no Brasil, é o uso das conversas em vídeo para interação entre blogueiras de moda e suas leitoras ou simplesmente uma troca de opinião entre amigas. Para ilustrar esta possibilidade, o Google convidou algumas blogueiras espanholas que opinaram sobre as melhores combinações de roupas para diferentes ocasiões, sempre utilizando o serviço de vídeo chamada da empresa e comentando de acordo com as peças de roupa que cada pessoa tinha a sua disposição.
Uma viagem ao Brasil
Contagiado com o clima de festa da Copa do Mundo, o Google ainda montou uma área dedicada ao Brasil. Ambientado com imagens do Rio de Janeiro, o local satisfazia a curiosidade dos estrangeiros em relação ao país e, ao mesmo tempo, divulgava o uso de aplicativos como o Google Translator e o Google Now.
Usando os novos óculos do Google era possível traduzir o cardápio dos restaurantes cariocas para qualquer língua sem precisar consultar dicionários ou perguntar a um cliente da mesa ao lado. E, finalmente, para não perder nenhuma partida do campeonato mundial, o Google Now atualiza minuto a minuto os resultados dos jogos e leva diretamente ao celular as notícias de sua seleção preferida.