Grupo de laboratórios Fleury sofre ataque cibernético

Indisponibilidade de sistemas ligados à coleta e entrega de exames teria começado na sexta (5); Fleury confirmou ataque no fim de semana

8 mai 2023 - 13h03
(atualizado às 16h45)

O grupo de laboratórios Fleury confirmou neste domingo (7) ter sido vítima de um ataque cibernético, que teria impossibilitado atendimentos, coleta e entrega de exames, entre outros serviços. Os relatos de usuários por meio das redes sociais indicam que a indisponibilidade teria começado na última sexta (5), com as pessoas relatando não terem acesso a sites nem serem capazes de receber atendimento presencial.

Foto: Divulgação/Grupo Fleury / Canaltech

Em fato relevante divulgado ao mercado, a companhia disse ter aplicado seus protocolos de segurança e controle assim que a indisponibilidade foi detectada. As operações estariam sendo normalizadas enquanto acontecem testes de segurança e não há informação sobre comprometimento ou vazamento de dados de pacientes ou trabalhadores dos laboratórios, enquanto o Fleury afirma ainda estar apurando as circunstâncias do ataque e sua extensão

Publicidade

Apesar de não ter confirmado o caráter do golpe sofrido, informações do Estadão indicam não se tratar de um ataque de ransomware, o que resultaria na perda de dados dos pacientes. Os laboratórios teriam informado que não há necessidade de refazer exames, ainda que não exista uma data prevista para a liberação dos que já foram realizados.

Enquanto essa reportagem é escrita, ainda é possível encontrar indisponibilidades no acesso a sites do Grupo Fleury. Presencialmente, também há relatos de negativas na entrega de amostras e problemas de sistema que estariam misturando empresas do conglomerado, enquanto nem mesmo os médicos da organização teriam acesso aos resultados de exames.

Enquanto as redes sociais do grupo Fleury apenas solicitam que os clientes entrem em contato por meio de mensagem privada para resolverem os problemas, o fato relevante informa que o atendimento nas unidades já foi restabelecido na manhã desta segunda-feira (8). De acordo com informações do InCyber, os sistemas do laboratório Hermes Pardini, que faz parte do grupo, teriam sido os únicos não atingidos pelo golpe confirmado neste final de semana.

Este é o segundo episódio de ataque cibernético de grande escala a atingir o Grupo Fleury. Em junho de 2021, a empresa de medicina diagnóstica confirmou ter sido atingida por um golpe de ransomware, cuja autoria foi atribuída ao grupo REvil, uma das principais ameaças cibercriminosas da época. Os prejuízos decorrentes do incidente teriam ultrapassado a casa dos R$ 29 milhões, de acordo com relatórios da companhia.

Publicidade

Com informações do InCyber e do Estadão.

Trending no Canaltech:

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se