Em exibição para a revista norte-americana Wired, dois hackers controlaram, remotamente, um SUV Jeep Cherokee que trafegava por uma estrada de St. Louis, nos estado do Missouri, nos Estados Unidos. O teste, para provar que carros conectados à internet apresentam novos desafios de segurança para as empresas automotivas, aconteceu enquanto Andy Greenberg, jornalista da publicação, estava ao volante.
Enquanto trafegava pela avenida, Greenberg viu o carro, já controlado pelos hackers Charlie Miller e Chris Valasek por meio de uma falha de segurança no software do veículo, ganhar vida. Primeiro foi o ar-condicionado, que ligou sozinho. Depois o som. Aí os limpadores do para-brisa e, por fim, o acelerador, que parou de funcionar. Tudo foi feito remotamente, a partir dos notebooks de Miller e Valasek, que, como o carro, estavam conectados à internet.
Siga o Terra Notícias no Twitter
Segundo os hackers, o objetivo do projeto é mostrar as vulnerabilidades dos sistemas de carros conectados à internet. Com o veículo em um estacionamento, os hackers mostraram conseguir controlar até o volante do carro. A Chrysler, dona da marca Jeep, foi informada da falha de segurança e deve divulgar uma atualização para o sistema do carro em breve. Valasek e Miller pretendem apresentar pelo menos parte dos métodos usados para controlar o carro remotamente em uma feira para hackers.