Em um novo registro de patente publicado pela Apple, a empresa mostra uma nova maneira de desbloquear um iPhone: um sistema em que o smartphone conseguiria ajustar automaticamente suas configurações de segurança baseado na localização do aparelho. Por exemplo: se o usuário está em casa, o iPhone eliminaria totalmente a senha de desbloqueio de tela, e se ele estivesse em um lugar diferente, como no metrô, o celular pediria novamente a senha de segurança. As informações são do Business Insider.
A ideia é que os pedidos de senha sejam ativados apenas quando necessário. De acordo com a patente, o sistema também poderia incluir tecnologias como escanear a retina para desbloquear o smartphone, impressões digitais ou algum outro tipo de teste biométrico.
Para determinar a localização do usuário e personalizar as configurações automaticamente, o iPhone usaria dados do GPS com outros tipos de informação, como identificando dispositivos próximos, como um Mac, ou reconhecendo a rede Wi-Fi de casa.
A patente registrada também afirma que o sistema poderia ser aplicado para outras funções além da segurança, mas não especifica quais.
Vale lembrar que o Google apresentou praticamente o mesmo recurso no final de junho, durante sua conferência de desenvolvedores. Na ocasião, o diretor de engenharia do Android desbloqueou um smartphone sem senha quando usava um smart watch. Ao tirar o relógio inteligente do pulso, o celular pediu a senha para o desbloqueio. A empresa também tinha dito que esse processo de proximidade com o smart watch poderia ser repetido em uma rede Wi-Fi segura, por exemplo. Teoricamente, a tecnologia da próxima versão do Android fará a mesma coisa que a Apple está planejando.
Galaxy ou iPhone? Compare smartphones topo de linha