A Apple está tentando patentear óculos de realidade virtual que se conectam a outros dispositivos eletrônicos, como iPod e iPad. Segundo o Mashable, o escritório de patentes e marcas registradas dos Estados Unidos confirmou que o pedido dessa patente foi rejeitado, mas a Apple ainda poderia contestar a decisão e tentar registrá-la novamente.
Os óculos são projetados para suportar conectividade com fio e sem fio, permitem a visualização de vídeo em 3D e se conectam com a Apple TV, dispositivo que reproduz conteúdo de aparelhos da Apple em uma televisão. O descritivo da patente reforça que os óculos poderiam ser úteis especialmente quando as pessoas querem ver algum conteúdo e estão fora de casa.
A patente não dá detalhes do design, mas deixa opções abertas em relação à frente dos óculos, que poderia ser curvada ou reta, e os materiais que compõe o dispositivo poderiam variar entre vidro, plástico, metal e componentes flexíveis para maior conforto do usuário.
Falta no descritivo o uso de um sensor capaz de reconhecer movimentos da cabeça. Os óculos de realidade virtual Oculus Rift, por exemplo, possuem acelerômetro e giroscópio para executar essa função. Recentemente, o Facebook anunciou a compra da Oculus VR, responsável pelo Oculus Rift.
A Apple ainda não revelou oficialmente a existência de um dispositivo de realidade virtual, e não há informações de quando esse projeto poderia chegar aos consumidores.