Um projeto de um drone para filmagens aéreas conseguiu arrecadar mais de seis vezes o valor proposto no site de financiamento coletivo Kickstarter. A Squadrone System, desenvolvedora do drone Hexo+, pediu US$ 50 mil para a produção industrial da aeronave e, até a publicação desta notícia, já tinha arrecadado mais de US$ 300 mil.
O principal objetivo do projeto é a filmagem de imagens aéreas, voltada principalmente para quem pratica esportes radicais e para produtores de filmes. O protótipo construído pela empresa é capaz de filmar em locais remotos, como montanhas, e em situações climáticas, como na neve.
Mas o principal diferencial da aeronave é que ela funciona em conjunto com um aplicativo no smartphone, o que permite um controle mais fácil do dispositivo. Pelo app, o usuário decide de qual ângulo quer que a câmera do drone capture o objeto ou a própria pessoa, qual a distância entre a câmera e o objeto, e a altura do voo. Depois de configurar esses itens, o drone vai decolar automaticamente para sua posição definida e permanecer lá até que o objeto comece a se mover. Segundo a companhia, a aeronave se reposiciona continuamente durante a filmagem para seguir os parâmetros estabelecidos.
O Hexo+ mede 62 x 52 x 12 cm e pesa 980 g, e é capaz de voar em uma velocidade de até 70 km/h e filmar por cerca de 15 minutos. O aplicativo estará disponível para iOS e Android e o projeto no Kickstarter está aberto para colaborações até o dia 15 de julho.
Do “tijolão” ao smartphone: veja 40 anos de evolução