A empresa Mink lançou nesta semana uma impressora 3D capaz de imprimir maquiagens. O aparelho foi apresentado durante o evento Disrupt NY, do site TechCrunch. Segundo a publicação, a impressora permite que os usuários escolham qualquer cor na internet ou no mundo real, e por meio de um software, imprimam aquela cor em um blush, sombra, gloss ou qualquer outro tipo de maquiagem.
Segundo apresentação da fundadora da empresa Grace Choi, a novidade funciona como uma impressora de jato de tinta normal e suporta qualquer software usado em impressoras comuns. São utilizados substratos de maquiagem para criar os produtos, os mesmos tipos que as empresas de cosméticos utilizam. Esses substratos podem se transformar em qualquer tipo de maquiagem, como pós, bases, cremes e batons.
A empresa percebeu que as pessoas que consomem maquiagem não são sempre leais a uma certa marca, mas são mais focadas em conveniência. Ela enxergou um nicho onde o varejo de massa oferece seleções limitadas de cores, que são as mais populares, e quem gosta de maquiagens mais ousadas precisa pagar caro em coleções de marcas de luxo.
O objetivo da Mink é atingir gartoas de 13 a 21 anos. A impressora deve ser lançada no final do ano por cerca de US$ 300.