Nesta terça-feira, o Google anunciou o Android Wear, projeto que visa estender o sistema operacional Android para dispositivos vestíveis, como os relógios inteligentes. Esses dispositivos, inclusive, serão os primeiro a ganhar o software e a empresa promete lançá-los ainda neste ano.
Segundo o vice-presidente sênior para Android, Chrome e aplicativos do Google, Sundar Pichai, a empresa já está trabalhando com diversas fabricantes de hardware, como Asus, HTC, Motorola, LG e Samsung, parceiras da área de processadores, como Broadcom, Imagination, Intel, Mediatek e Qualcomm, além da fabricante de relógios Fossil.
Aplicativos do Android Wear serão capazes de mostrar atualizações de redes sociais, enviar mensagens instantâneas, receber notícias e monitorar exercícios físicos. Com o comando de voz “Ok Google”, será possível fazer buscas na web, enviar mensagens, telefonar, programar um alarme, tocar música, entre outras funções.
O Google também apresentou um kit de desenvolvedor para que fabricantes de aplicativos possam adaptar seus apps para o Android Wear.
Fabricantes
A LG e a Motorola já anunciaram nesta quinta-feira seus smart watches com Android Wear. O primeiro a chegar no mercado deverá ser o LG G Watch, no segundo trimestre deste ano. Ainda não há mais dados sobre as especificações do gadget.
O relógio inteligente da Motorola, chamado de Moto 360, deve chegar em meados de 2014, primeiramente nos Estados Unidos. Diferente do modelo da LG, o Moto 360 foca mais no design de relógios de pulso clássicos, e segundo o blog da empresa tem “materiais premium”.