Menor capa de revista do mundo é impressa em 3D

28 abr 2014 - 16h41
Réplica de capa da National Geographic Kids (à esquerda) é impossível de ver a olho nu
Réplica de capa da National Geographic Kids (à esquerda) é impossível de ver a olho nu
Foto: Reprodução/IBM Research

A menor capa de revista do mundo foi criada por um impressora 3D microscópica da IBM, segundo o Mashable. A capa da revista National Geographic Kids consegue caber 2 mil vezes em um grão de sal, e foi reconhecida pelo Livro Guinness dos Recordes Mundiais.

A capa é invisível a olho nu e, segundo o físico Dr. Colin Rawlings, da IBM, é necessário um microscópio eletrônico para conseguir enxergá-la. Para imprimi-la, a IBM usou uma impressora especial que, em vez de imprimir por camadas como uma impressora 3D tradicional, remove material para fazer seu trabalho. A ponta de silicone da impressora, que utiliza nanotecnologia, alcança 1 mil grau Celsius e vaporiza o material para criar recortes de diferentes profundidades, dependendo da qualidade de luz de cada pixel da imagem original.

Publicidade

Para se ter uma ideia, a ponta é diversas mil vezes menos do que a ponta de um lápis, e consegue esculpir o material para criar o produto final em 3D. Ela levou cerca de dez minutos para imprimir a réplica da capa.

Na verdade, a impressora 3D microscópica foi desenvolvida para criar protótipos rápidos e poderá eventualmente ser usada em processadores futuros. Embora, ela caiba em cima de uma mesa, ela fica dentro de um compartimento de um tamanho de um frigorífico e custa US$ 500 mil.

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações