A Microsoft informou na última quarta-feira a correção de uma falha que afetou por quase duas décadas o sistema operacional Windows - erro facilitava o controle remoto dos computadores por hackers.
Esta vulnerabilidade foi descoberta por técnicos de segurança da IBM, afetou todas as versões do sistema Windows desde 1995 e poderia permitir a um hacker assumir o controle de um equipamento depois de atrair os usuários do navegador Internet Explorer para sites falsos.
Mas aproveitar a falha era "difícil" e não há evidências de que os hackers tenham conseguido, destacou a Microsoft. "Enviamos um boletim para ajudar a proteger os clientes do problema. Aqueles que têm as atualizações automáticas ativadas não precisam realizar nenhuma ação", afirmou a empresa por meio de comunicado.
Robert Freeman, da IBM X-Force, afirmou que era uma vulnerabilidade muito rara, pois permitia usar um "código no qual o Internet Explorer confiava, apesar de não pertencer ao mesmo".
A solução ao problema, considerado crítico pela Microsoft, foi incluída no ciclo de atualização de rotina.
O Windows é o sistema operacional mais utilizado do mundo; aproximadamente 90% dos computadores utilização a ferramenta.
Saiba quem são os bilionários da tecnologia