Nesta segunda-feira, a Apple apresentou o novo sistema operacional para os computadores Mac, o OS X Yosemite. Este era um dos lançamentos esperados para a conferência de desenvolvedores da empresa, a Worldwide Developers Conference (WWDC) que acontece nesta semana em São Francisco (EUA).
O sucessor do Maverick ganhou seu nome em homenagem ao Parque Nacional de Yosemite, localizado na Califórnia. O sistema teve mudanças sutis no design, novas funções e mais continuidade entre os diversos gadgets da marca. Este último recurso ganhou destaque na conferência: com os novos sistemas do Mac e iOS, será possível começar a escrever um SMS no iPhone e terminar em um Macbook, por exemplo, assim como atender uma chamada pelo computador ou iPad.
O interessante é que os computadores conseguem reconhecer o iPhone do usuário automaticamente, sem que seja necessário configurar o telefone antes. A ideia é que o usuário nem precise tocar no smartphone, o gadget pode até estar guardado na bolsa.
iCloud Drive
A empresa também apresentou o iCloud Drive, aplicativo de armazenamento na nuvem, similar ao Dropbox e Google Drive. Nele, o usuário poderá salvar arquivos e fotos em pastas e marcadores, e estarão acessíveis pelo Finder nos Macs.
Tudo o que for salvo na nuvem pode ser acessado de qualquer dispositivo iOS e outros Macs, e a novidade é que o app vai rodar em Windows também. Por trás dessa iniciativa, a Apple pode conseguir que mais consumidores usem seus produtos e serviços.
Mail Drop
Já a nova função Mail Drop vai permitir enviar anexos de até 5 GB pelo iCloud. Entre os usuários do aplicativo de e-mail da Apple, os anexos serão recebidos automaticamente, enquanto quem usa outros sistemas recebe um link por e-mail para fazer o download dos arquivos. Também no e-mail, será possível fazer anotações, desenhar e escrever nas mensagens, fotos e PDFs que são enviados.
Design
No design, os aplicativos ganharam novos ícones, ainda com a mesma aparência simples característica da Apple. As janelas das aplicações se tornaram translúcidas, portanto, ao abrir um programa, é possível ver as cores do fundo de tela. Cada aplicação da empresa também teve mudanças simples no visual.
Central de notificações e Spotlight
A central de notificações se tornou mais interativa, e é possível adicionar widgets de aplicativos e personalizá-los da maneira que o usuário preferir. O Spotlight - que realiza buscas no Mac - pode ser acessado clicando no meio da tela para ativar o campo de digitação. A função também vai sugerir automaticamente termos de busca.
Safari
No campo de digitação do endereço do Safari, as sugestões do Spotlight vão aparecer. O navegador terá botões mais acessíveis para o compartilhamento de conteúdos, seja por e-mail, Airdrop, redes sociais ou contatos que o usuário conversou recentemente.
Ao abrir uma nova aba, uma visão geral de todas as abas vai aparecer, e uma barra de rolagem horizontal poderá mostrar todas as janelas em funcionamento. O navegador vai suportar aplicações como WebGL para gráficos 3D e HTML5 para vídeos premium, o que significa que o usuário não precisará instalar nenhum plugin para assistir ao Netflix, por exemplo.
O OS X Yosemite está disponível para desenvolvedores a partir desta segunda-feira, e será lançado gratuitamente para os consumidores no outono do hemisfério norte, ou primavera para os brasileiros.