Homem conhece esposa no Tinder após falar com 5 mil mulheres usando IA

Mulher não sabia que, nos primeiros meses de relacionamento, estava conversando com uma IA

8 fev 2024 - 12h00
Documentário ‘O golpista do Tinder’
Documentário ‘O golpista do Tinder’
Foto: Reprodução digital / Netflix / Portal EdiCase

Um morador de Moscou, na Rússia, programou o ChatGPT — modelo de linguagem da OpenAI — para conversar com mais de 5 mil mulheres por meio de seu perfil do Tinder. O que ele não contava, porém, é que entre essas milhares de mulheres ele cruzasse com a sua futura esposa. 

Dentre os filtros para selecionar mulheres, Aleksandr Zhadan teria usado a seleção de mostrar perfis de mulheres posando com bebidas, segundo reportagem do Gizmodo. 

Publicidade

Desta forma, Zhadan encontrou sua esposa, Karina Vyalshakaeva, como uma prova aparente de que seu método bizarro de encontrar o amor na era da inteligência artificial pode realmente funcionar.

A dupla se casou pela primeira vez em dezembro de 2022. Karina não sabia que, nos primeiros meses de relacionamento, estava conversando com uma IA.

Com o tempo, Zhadan assumiu o lugar de seu chatbot e os dois começaram a se ver pessoalmente.

Ao descobrir, a mulher não ficou zangada, mas “apenas chocada” ao saber que estava conversando com ChatGPT, não com um humano.

Publicidade

“Em algum momento, o projeto me escreveu uma recomendação de que talvez fosse hora de pedir Karina em casamento”, disse ele ao Gizmodo.

“Karina disse que queria ir a um casamento, mas o ChatGPT achou que ela preferia ir ao seu próprio”, acrescentou. "Eu segui o conselho e ela disse que sim."

Fonte: Redação Byte
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações