IA cria imagens falsas de Donald Trump sendo preso

Usuário compartilhou os registros no Twitter criados no software Midjourney e teve milhares de interações

22 mar 2023 - 17h38
(atualizado às 17h39)
Usuário criou imagens falsas de Donald Trump sendo preso por meio de IA
Usuário criou imagens falsas de Donald Trump sendo preso por meio de IA
Foto: Reprodução

O jornalista Eliot Higgins divulgou imagens feitas através de inteligência artificial (IA) que mostram uma suposta cena de prisão do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O conteúdo, publicado no Twitter na segunda-feira (20), viralizou nas redes sociais e fez com que muitas pessoas acreditassem que o evento teria realmente ocorrido.

Higgins informou que usou o Midjourney, baseado em IA, para gerar as imagens. Além de uma cena de dominação à força, o criador compartilhou conteúdos que mostram Trump com vestes do sistema prisional americano em diversos contextos diferentes.

Publicidade

A imagem do ex-presidente dos EUA sendo dominado por policiais veio à tona na semana em que Trump enfrenta acusações de comprar o silêncio de uma atriz pornô em 2016. A trabalhadora teria recebido US$ 130 mil (cerca de R$ 680 mil) para não divulgar que teria feito sexo com o político.

No sábado (18), Trump disse na rede social Truth Social que seria detido, o que despertou a atenção da mídia, agitou sua base apoiadora e fez até com que Departamento de Polícia de Nova York instalou cercas de metal em frente ao tribunal de Manhattan e à Trump Tower, na Quinta Avenida.

As imagens impressionam, mas não são perfeitas - como a maioria dos registros realistas criados por IA. Em uma das fotos, é possível ver que Donald Trump tem três pernas, ao mesmo tempo em que os outros registros mostram distintivos com escritos estranhos, além de mãos e rostos desfigurados.

À agência de notícias AFP, o criador afirmou que, quando criou e divulgou as imagens, imaginava que as pessoas notariam que se tratava de uma paródia. Entretanto, o contexto acalorado fez com que muitos acreditassem que os registros gerados por IA fossem reais, e a repercussão do caso fez com que Higgins tivesse a sua conta no Midjourney bloqueada. 

Publicidade
Fonte: Redação Byte
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações