IA pode tornar partida de xadrez mais interessante aos espectadores; veja como

Inteligência artificial pode identificar movimentos mais geniais do xadrez — mesmo do perdedor da partida

28 jun 2024 - 10h30
(atualizado às 11h08)
Inteligência Artificial pode identificar os movimentos de xadrez
Inteligência Artificial pode identificar os movimentos de xadrez
Foto: eloiroudaire pixabay / Flipar

Uma nova inteligência artificial pode tornar o jogo de xadrez mais divertido. A ferramenta identifica os movimentos mais criativos e divertidos, em vez de apenas reconhecer o vencedor da partida. O objetivo dos criadores é tornar o jogo mais interessante para os competidores e para os que assistem. 

Kamron Zaidi e Michael Guerzhoy da Universidade de Toronto, no Canadá, desenvolveram um teste para identificar movimentos “brilhantes” no xadrez. O termo é utilizando quando ocorre um movimento inesperado, criativo ou ousado, e é marcado em registros com uma notação “!!”.

Publicidade

Para criar a tecnologia, os pesquisadores usaram dados de 8574 jogos do site de xadrez online lichess.org, que tinha 820 movimentos marcados como brilhantes. Então, a dupla treinou uma rede neural para decidir se um determinado movimento seria visto como brilhante por humanos.

Quando testado em movimentos reais e reações humanas reais, a IA conseguiu isso com 79% de precisão.

Como ocorre a identificação?

Para identificar o brilhantismo, Guerzhoy explica que o segredo está na chamada "árvore do jogo". Ou seja, há uma teia em expansão de movimentos possíveis que se espalham a partir de um determinado ponto da partida. Algumas árvores de jogo incluirão movimentos considerados brilhantes, enquanto outras não.

Ao portal New Scientist, os pesquisadores explicaram que descobriram que um caminho longo e estreito por uma árvore se correlaciona com um movimento que é visto como brilhante.

Publicidade

“Se for o caso de o caminho através da árvore ser realmente estreito, então isso significa que você precisava ter um plano. O plano precisava que você olhasse muito para a frente”, diz Guerzhoy ao New Scientist.

“Você terá que ir muito fundo na árvore para ver que esta é realmente uma estratégia bem-sucedida. Isso é algo que as pessoas achariam meio esteticamente atraente", incluiu.

Guerzhoy diz que o principal objetivo da pesquisa era obter insights sobre como as pessoas percebem a estética do xadrez, mas também abre caminho para uma IA de xadrez que visa alcançar movimentos brilhantes e impressionantes, em vez de apenas vencer.

Os pesquisadores esperam lançar o modelo ao público nos próximos meses.

Fonte: Redação Byte
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações