A sismologista Inge Lehmann é homenageada nesta quarta-feira do doodle na página de pesquisas do Google. Responsável pela descoberta da consistência do núcleo da Terra, a dinarmaquesa afirmou, por meio de análises de dados sísmicos, que a Terra não era constituída apenas por material fundido e que tinha um núcleo com propriedades físicas diferentes das camadas externas.
O doodle de hoje é uma imagem animada, que mostra o planeta girando, com destaque para o seu núcleo, tema de tantos trabalhos desenvolvidos por Inge Lehmann.
No ano de 1936, ela publicou o trabalho científico que a destacaria na história da geofísica. Inge sugeriu a existência de uma descontinuidasde, até então desconhecida, na estrutura sísmica da Terra, correspondente a uma região que dividiria o núcleo terrestre em duas partes: uma interna e outra externa.
Trabalhando ao lado de Maurice Ewing e Frank Press, a cientista avançou na investigação sobre a crosta e o manto superior da Terra, descobrindo outra descontinuidade sísmica a uma profundidade que varia entre de 190 quilômetros a 250 quilômetros, que é conhecida no meio acadêmico por “Descontinuidade de Lehmann”.
Inge Lehmann ocupou cargos como os de presidente da Federação Europeia de Sismologia e da Sociedade Dinamarquesa de Geofísica, o de vice-presidente da Associação Internacional de Sismologia e Física da Terra, além de ter recebido várias vezes reconhecimento por sua contribuição na área.