O aplicativo de vídeos curtos TikTok foi um dos mais baixados no Brasil durante a quarentena, tanto na Google Play Store, no sistema Android, quanto na Apple Store, no sistema iOS. Com um mix de memes, danças, desafios e muita música, a plataforma passou dos 2 bilhões de downloads mundiais e os 800 milhões de usuários ativos.
Criado há mais de 3 anos pela startup chinesa ByteDance, o momento que deu uma guinada do TikTok para o sucesso foi quando sua empresa mãe adquiriu o aplicativo de dublagens musicais Musical.ly por US$ 1 bilhão em novembro de 2017. Com isso, trilhas famosas passaram a ser mais uma opção para criação de conteúdo dentro da plataforma de vídeos curtos.
Com essa proposta de pegar, absorver e recriar um conteúdo, o TikTok fez sucesso, o que o fez chegar a mais de 141 países, de acordo com a empresa de análise de dados Apptrace. A criatividade de seus usuários, porém, não é o único chamariz da plataforma. Segundo influencers entrevistados pelo Terra, o sistema de distribuição e engajamento da rede social estimulam a permanência e criação de conteúdo dedicado para o aplicativo.