Índia bane TikTok do país e Instagram aproveita situação

Em meio a tensão geopolítica, a ferramenta “Reels”, do Instagram, deve começar a funcionar em território indiano

9 jul 2020 - 10h35
(atualizado às 11h22)

A Índia, por meio de seu Ministério da Tecnologia, anunciou o banimento da plataforma de vídeos curtos TikTok e mais 58 aplicativos, em sua maioria de origem chinesa, de todo território do país. O Instagram, rede social rival, aproveitou a situação para exportar sua mais nova ferramenta de edição e compartilhamento de vídeos para a Índia.

A explicação da Índia para o bloqueio de aplicativos foi a de evitar o compartilhamento de informações sensíveis de cidadãos indianos e preservar a segurança e integridade nacional. As recentes batalhas entre tropas indianas e chinesas na fronteira dos dois países asiáticos, no entanto, sugerem que a motivação para essa medida seja geopolítica também.

Publicidade

A rede social de fotos e vídeos Instagram, de acordo com informações do site Business Insider, deve aproveitar a situação e exportar sua nova ferramenta de edição de vídeos para a Índia. A função “Reels” possibilita que os usuários editem e remixem gravações com filtros, textos e músicas, muito semelhante à proposta principal do rival TikTok.

Confira essa notícia e outras do mundo da tecnologia no novo episódio do Terra Bytes, o programa semanal de inovação do Terra:

Índia bloqueia TikTok e Instagram aproveita situação
Video Player
Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se