Pilares da IA estão chegando perto do esgotamento?

Era da escalabilidade, marcada por avanços como o ChatGPT, pode estar dando lugar a uma nova fase de descoberta e inovação

24 jan 2025 - 06h32

À medida que os pilares tradicionais da Inteligência Artificial (IA) - mais dados e mais poder computacional - começam a mostrar sinais de esgotamento, o futuro da tecnologia enfrenta um ponto de inflexão crítico. Pesquisadores e gigantes da tecnologia, que antes se apoiaram na lei da escalabilidade para impulsionar avanços significativos, agora reconhecem a iminência de um teto para esses métodos. A era da escalabilidade, marcada por avanços como o ChatGPT, pode estar dando lugar a uma nova fase no desenvolvimento de sistemas de IA.

Líderes do setor, incluindo figuras renomadas como Ilya Sutskever, cofundador da OpenAI, e Demis Hassabis, Nobel de Química, sinalizam a necessidade de novas abordagens frente à diminuição dos retornos e à escassez de dados disponíveis para treinamento. A busca por alternativas já está em curso, com a OpenAI e o Google explorando técnicas avançadas que prometem superar os atuais para a evolução da IA.

Publicidade

Entre as soluções abordadas por especialistas estão o uso de dados sintéticos e sistemas com capacidade de "raciocinar", ou seja, que dedicam mais tempo na elaboração das respostas. Um dos modelos aplicando a técnica é o o3, da OpenAI. Confira mais detalhes sobre o assunto e o que especialistas já disseram a respeito lendo a reportagem completa.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se