O Instagram implementou um mecanismo que obriga a exibição de anúncios por alguns segundos antes de ver outras publicações. Conhecido como "ad break", o recurso foi reportado por algumas pessoas nos últimos dias depois de rolarem pela linha do tempo da rede social de fotos e vídeos da Meta.
- Como usar o Instagram | Guia Prático
- Como ocultar post recomendado e propaganda no Instagram
- O que é tráfego pago no Instagram?
"Intervalo comercial" no Instagram
As queixas surgiram tanto no X (ex-Twitter) quanto no Reddit. Em comum, os relatos apontam que, ao rolar pelo feed, um anúncio aparece na tela com uma pequena notificação flutuante, escrito "Intervalo comercial" (em tradução livre) e um contador que pode ser de três ou cinco segundos.
Durante a contagem regressiva, as pessoas são impedidas de pular o anúncio, assim como acontece com a publicidade inicial ao assistir um vídeo do YouTube sem o Premium. Só após a conclusão do tempo estipulado que o Instagram permite a passagem para a publicação seguinte.
Pelo X, o entusiasta de tecnologia e fotógrafo Dan Levy chegou a compartilhar a captura de tela da descrição do "ad break". Segundo a Meta, "os intervalos comerciais são uma nova maneira de ver anúncios no Instagram. Às vezes, você pode precisar visualizar um anúncio antes de continuar navegando."
Contudo, ainda não está claro como o recurso está sendo implementado. Em testes realizados pelo Canaltech nesta segunda-feira (3), não foi possível acessar os intervalos comerciais na rede social. Da mesma forma, a maioria dos relatos mostra o aplicativo configurado em inglês, sugerindo que seria um experimento com foco em outros países.
Também não há informações sobre uma configuração para desativar o intervalo comercial no app, mesmo que com a contratação de um pacote como acontece com o YouTube Premium.
Holy moly! Meta seemingly is now forcing us to watch ads in our feeds on Instagram!
The app legit stopped me from scrolling past this ad which is just a bonkers move to me. pic.twitter.com/740EXjGyl2
— Dan Levy ✡ דניאל לוי (@TheDanLevy) June 1, 2024
Procurado, a Meta disse que está "sempre experimentando novos produtos e soluções de anúncios", mas não explicou se a novidade já está disponível para todos e se é possível desativar o "ad break". Veja o posicionamento na íntegra:
"Estamos sempre experimentando novos produtos e soluções de anúncios que se alinham com a evolução das tendências de consumo e das necessidades dos negócios. Compartilharemos mais se houver qualquer nova atualização disponível para nossos produtos."
Intervalo comercial causa incômodo
Mesmo assim, já há pessoas incomodadas com a novidade. Pelo Reddit, uma pessoa chegou a comentar que essa seria "a gota d'água". "Eu já aguentava a infinidade de anúncios espalhados por todo o aplicativo, mas impossível de pular? Sai fora", disse o dono do perfil notthatogwiththename.
No mesmo tópico, outras pessoas ressaltaram o incômodo. "Os intervalos comerciais me irritam. Acabei de fechar o aplicativo instantaneamente depois de ver um e tratá-lo como um sinal para parar de rolar [o feed]", disse HTM.
"Ad Break" ie. unskippable ads now on Instagram
"Uau, acabei de ter meu primeiro também e estou encantado. Não estou surpreso, mas estou porque é uma maneira muito ruim de controlar o usuário e forçar um anúncio. Isso vai irritar muita gente", relatou Forest-Automatic.
Atualizado às 14h52 com o posicionamento da Meta.
Trending no Canaltech:
- Globoplay terá aumento de 92% em plano anual com Disney+
- Review lava-louças Samsung 14 serviços | Silenciosa e espaçosa
- X/Twitter libera conteúdo adulto e vira concorrente do OnlyFans
- Anatel lança ferramenta online grátis para comparar ofertas de operadoras
- Cientista passa 100 dias debaixo d'água e relata mudanças em seu corpo
- As 50 piadas mais engraçadas do Google Assistente