Se você se cansou da burrice natural das redes sociais, fique tranquilo: a inteligência artificial está chegando com tudo - seja no Snapchat, no YouTube, no LinkedIn ou na Meta, as quais anunciaram recentemente iniciativas nesse sentido.
O Núcleo separou os principais anúncios até agora.
Snapchat
ANUNCIOU O QUÊ? O My AI, um chatbot de conversa automatizado pelo ChatGPT, modelo de linguagem de inteligência artificial da OpenAI. A Snap diz que a IA está propensa a alucinações e pode ser levada a dizer "quase tudo". Por isso, pede cautela aos usuários.
JÁ ESTÁ DISPONÍVEL? Por enquanto, apenas para os assinantes do Snapchat Plus. Mas a empresa pretende disponibilizá-lo no futuro para todos os 750 milhões de usuários.
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YouTube
ANUNCIOU O QUÊ? O desenvolvimento de ferramentas de inteligência artificial generativa. "Os criadores poderão expandir sua narrativa e aumentar o valor de produção, desde a troca virtual de roupas até a criação de cenários de filmes fantásticos por meio das capacidades geradoras da IA", escreveu Neal Mohan, novo chefe do YouTube.
JÁ ESTÁ DISPONÍVEL? As ferramentas devem ser lançadas "nos próximos meses", com proteções "para garantir que a tecnologia seja usada de forma responsável", segundo a empresa.
Leia mais aqui (The Verge, em inglês).
Meta
ANUNCIOU O QUÊ? O LLaMA, seu próprio modelo de linguagem (LLM, na sigla em inglês), o mesmo tipo de inteligência artificial generativa usado no ChatGPT. Diferentemente do sistema da OpenAI, porém, o LLaMA será restrito a pesquisadores num primeiro momento, com uma licença de uso não comercial.
JÁ ESTÁ DISPONÍVEL? O acesso pode ser solicitado nesta página; a Meta analisará caso a caso.
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ANUNCIOU O QUÊ? Textos gerados por inteligência artificial, que funcionam como pontos de partida para debates. A plataforma, então, convida especialistas nos temas tratados para complementar, comentar e corrigir os textos.
JÁ ESTÁ DISPONÍVEL? Esta página reúne os textos colaborativos gerados por IA do LinkedIn, todos em inglês.