Cientistas da Universidade da Califórnia em Berkeley e da ETH Zurich utilizaram a força do modelo de linguagem grande GPT-4o da OpenAI para instruir braços robóticos de baixo custo para limpar líquidos derramados em superfícies.
O teste revela uma demonstração perspicaz de como modelos de linguagem de IA, como o famoso chatbot ChatGPT, podem ser empregados para executar atividades que, à primeira vista, parecem não estar relacionadas à linguagem.
A equipe precisou de apenas quatro dias para instruir os braços robóticos, que só dispunham de uma esponja comum para detectar um vazamento iminente.
Segundo Jannik Grothusen, especialista em robótica da UC Berkeley, cerca de 100 projeções foram realizadas para treinar os movimentos dos braços.
We built a GPT-4o-powered cleaning robot.
- $250 for the robot arms
- 4 days to build
Open source is truly democratizing the field of robotics. @KasparJanssen pic.twitter.com/DEJECQML0k
— Jannik Grothusen (@JannikGrothusen) November 2, 2024
Por meio de um post no LInkedin, Grothusen comentou que o experimento é uma "prova de conceito para uma arquitetura de controle de robôs" que inclui um "modelo de linguagem visual para interação, raciocínio e orquestração entre humanos e robôs".
Ele também destaca como o código aberto está começando a popularizar a área da robótica, considerando o custo acessível do braço robótico e um algoritmo de aprendizado totalmente livre. No entanto, ainda não se sabe se o conceito um dia evoluirá para um robô de limpeza completo, apto a remover manchas em sua residência.