Uma enquete feita por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recém-eleito presidente da República, em seu Twitter, tem causado mobilização entre os usuários do Twitter desde o início da semana. Na segunda-feira, 7, Lula perguntou a seus seguidores o que eles achavam de uma eventual volta do horário de verão, e, até o momento, já recebeu mais de 2,3 milhões de respostas.
O horário de verão foi extinto em abril de 2019, por iniciativa do então presidente Jair Bolsonaro (PL). Esta política tem como objetivo aproveitar melhor a luz natural em relação à artificial, adiantando-se os relógios em uma hora, de forma a reduzir a concentração de consumo entre 18 e 20 horas.
Na ocasião da extinção, Bolsonaro afirmou que mudanças no padrão de consumo na população tornaram a medida desnecessária – o que, aparentemente, não é o que pensam os internautas na enquete de Lula, que teve 66,2% de respostas favoráveis à volta do horário de verão.
Nem mesmo a futura primeira dama Rosângela da Silva, a Janja, ficou de fora da torcida.
Simmmmmmmmm☀️☀️☀️☀️
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) November 8, 2022
Entre os 33,8% contrários à medida, surgem reclamações sobre acordar quando ainda é noite.
Qual é o motivo técnico para a volta do horário de verão? Não entendo pq a população trabalhadora deveria comemorar voltar a trabalhar 1 hora mais cedo, muitos precisam acordar as 4 da manha. É bom para o ricaço que quer ir para a praia até as 9 da noite, para o povão não é.
— Enigmatics (@Enigmatics5) November 7, 2022
Alguns comentários sobre mudanças ocorridas nos últimos anos também entraram na esteira de reclamações e sugestões ao novo presidente.
lula, depois que vc fizer isso, acaba com o cardápio de qr code, pelo amor de deus.
— Marianna Araujo (@prolegomenos_) November 7, 2022
Lula, será que até o fim do ano você também agiliza a volta da Copa do Brasil sem os times da Libertadores também? E a São Silvestre às cinco da tarde do dia 31/12, alguma chance de voltar?
— Leonardo Rossatto (@nadanovonofront) November 7, 2022
O horário de verão fez sua estreia no Brasil em 1931 e durou até março de 1932. Nos anos seguintes, a política foi adotada entre 1949 e 1953; 1963 e 1968; e, por fim, entre 1985 e 2019.
Após toda a movimentação, a assessoria de imprensa de Lula precisou ir a público para especificar que a enquete se tratava de uma simples interação com os internautas, tendo caráter somente “indicativo”, esfriando expectativas dos mais saudosos com o horário de verão.