O ex-diretor da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos, a NSA, órgão responsável pela espionagem digital em massa, está abrindo uma firma de consultoria em cibersegurança na capital americana, Washington. Segundo o site Politico, o general da reserva Keith Alexander, tentará montar sua empresa de consultoria dois meses após aposentar-se da agência e deve usar como base as quatro décadas em que atuou na segurança digital americana.
Alexander era o responsável pela agência durante as denúncias de espionagem global reveladas pelo ex-analista de segurança, Edward Snowden, atualmente refugiado na Rússia. O general apareceu recentemente no talk-show da TV americana Last Week Tonight, de John Oliver e deu entrevista para o jornal Australian Financial Review defendendo o programa de espionagem da NSA.
Além de atuar na agência por nove anos, Keith Alexander também liderou o Comando Cibernético dos EUA de 2010 até 2014. O ex-diretor da NSA afirmou ao site que “após 40 anos de carreira militar e governo, eu estou começando um esforço para ver como posso ajudar a apontar as falhas de cibersegurança encarando os serviços do setor financeiro, seus clientes e seus ativos”.