Restaurantes nos Estados Unidos estão substituindo menus de papel por tablets e smartphones. Uma rede de panificadora, a Panera Bread, gastou recentemente US$ 42 milhões para atualizar suas lojas e permitir que seus clientes façam pedidos por meio de seus smartphones. Segundo o New York Times, isso não é exclusividade da Panera. outras companhias correm atrás do prejuízo e entrando na tecnologia.
Entre os mais conhecidos, o Applebees tenta adiantar o pedido online e pagamentos via tablet. Na Ásia, o McDonald’s colocou uma mesa interativa, a Happy Table, para “brincar” com crianças que usam aparelhos móveis. E o Chili’s Grill & Bar colocará fogões computadorizados de US$ 100 mil em cada um de seus 1,2 mil restaurantes, além de colocar tablets menus da marca Ziosk para seus clientes fazerem os pedidos.
O uso da tecnologia já começa a dar lucros. Ed Doherty, dono de 35 unidades da Panera Bread e alguns restaurantes do Applebees, diz que o uso dos sistemas online aumentou em US$ 5 em relação aos pedidos regulares.