Um estudo de duas universidades americanas realizado com o Facebook descobriu que os posts nas redes sociais podem afetar o humor dos usuários. A pesquisa feitas por cientistas sociais da Universidade de Cornell e da Universidade da Califórnia em São Francisco (UCSF) mostra que os resultados da análise levou a internautas que estavam mais felizes em seu próprio status instantaneamente, além de ver posts mais emocionais por pessoas mais tristes.
Os pesquisadores reduziram a quantidade de histórias positivas e negativas publicadas na linha do tempo de 689.003 usuários do Facebook – escolhidos aleatoriamente – e encontraram o efeito que pode ser conhecido como “contágio emocional” afetando os dois lados.
Segundo o professor de comunicação da Cornell, Jeff Hancock, as pessoas que tiveram redução no conteúdo positivo começaram a escrever palavras mais “negativas” em suas atualizações. E quando foi feito o contrário, com redução no conteúdo negativo, “significativamente mais palavras positivas foram usadas pelas pessoas”.
O experimento publicado no jornal científico PNAS Social Science no dia 2 de junho é o primeiro do gênero. Estudos anteriores abordavam apenas esse contágio em situações no mundo real.
Os cientistas não tiveram acesso aos post dos usuários, mas sim à "ocorrência de palavras" da rede social que tiveram mais de três milhões de posts e 122 milhões de termos. O lado “positivo” representa quatro milhões de posts e o “negativo”, 1,8 milhão.
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Hancock disse também que, por meio das expressões emotivas dos internautas na rede social, ele pode prever expressões emocionais de seus amigos, mesmo dias depois. Ele também observou um “efeito de saída”, com as pessoas expostas a menos posts emocionais se expressando menos nos dias seguintes, conforme aponta no documento publicado.
“Esta observação e o fato de que as pessoas foram emocionalmente motivadas por respostas positivas de seus amigos, contrastam com as teorias que sugerem que os posts positivos de amigos no Facebook podem nos afetar negativamente”, escreve o professor da Cornell. “De fato, esse é o resultado quando pessoas são expostas a um conteúdo menos positivo, em vez de mais”.
Jeff Hancock afirmou ainda que as atuais descobertas podem gerar implicações na saúde pública. “As mensagens online influenciam nossa experiência de emoções. Isso pode afetar uma variedade de usuários online”, completou.