Facebook lança busca Busca Social; veja como se proteger

9 jul 2013 - 15h41
(atualizado às 17h10)
A busca, anunciada em janeiro deste ano, apresenta resultados personalizados, baseados no que o usuário curte, comenta e posta, além de considerar mais relevantes os conteúdos postados por pessoas que sejam da rede social de quem fez a pesquisa. "Por exemplo, se você busca por 'fotos de São Francisco', você vai ver fotos que os seus amigos tiraram lá e compartilharam com você, e também fotos (<I>de outras pessoas marcadas como</i>) públicas. No exemplo, fotos de Florianópolis (SC)
A busca, anunciada em janeiro deste ano, apresenta resultados personalizados, baseados no que o usuário curte, comenta e posta, além de considerar mais relevantes os conteúdos postados por pessoas que sejam da rede social de quem fez a pesquisa. "Por exemplo, se você busca por 'fotos de São Francisco', você vai ver fotos que os seus amigos tiraram lá e compartilharam com você, e também fotos (de outras pessoas marcadas como) públicas. No exemplo, fotos de Florianópolis (SC)
Foto: Reprodução

O Facebook anunciou na segunda-feira que a busca social Graph Search começa a chegar a todos os usuários com idioma inglês americano. Até então, apenas usuários selecionados tinham acesso à ferramenta, ainda em beta.

Nova busca social Graph Search permite pesquisar "meus amigos que curtem o Terra"
Foto: Reprodução

A nova busca permite pesquisas mais específicas, tanto de amigos quanto de amigos dos amigos. Assim é possível buscar "meus amigos que curtem o Terra" ou "amigos dos meus amigos que trabalham na empresa 'tal'".

Publicidade

A busca, anunciada em janeiro deste ano, apresenta resultados personalizados, baseados no que o usuário curte, comenta e posta, além de considerar mais relevantes os conteúdos postados por pessoas que sejam da rede social de quem fez a pesquisa. "Por exemplo, se você busca por 'fotos de São Francisco', você vai ver fotos que os seus amigos tiraram lá e compartilharam com você, e também fotos (de outras pessoas marcadas como) públicas. No exemplo do topo da página, fotos de Florianópolis (SC).

Mas busca Graph Search também pode trazer à tona resultados que o usuário não deseja que sejam vistos. Por exemplo, se um amigo colocou uma marcação em uma foto, o usuário pode impedir que isso apareça em sua timeline, mas ainda assim a foto vai aparecer na busca.

Quem deseja se proteger de buscas indesejadas deve alterar suas configurações de privacidade. Basta clicar no ícone do cadeado no lado direito da barra superior e depois no link 'Quem pode ver minhas coisas'.

Segundo o Facebook, a opção 'apenas eu' faz com que os conteúdos apareçam somente para o usuário, e não sejam mostrados em nenhuma pesquisa. A opção 'amigos' permite que os dados apareçam nas buscas feitas por amigos. A opção 'público' permite que qualquer usuário veja as informações.

Publicidade

O Facebook anunciou, ainda, que a versão não-beta da busca social Graph Search está mais rápida e mais "inteligente" para perceber o que o usuário busca, mesmo que as palavras não sejam tão precisas. "Atualmente estamos trabalhando para ser mais fácil que as pessoas pesquisem e descubram assuntos, incluindo posts e comentários", acrescenta a nota - atualmente, esses dados não podem ser pesquisados na Graph Search. O aplicativo do Facebook para celulares ainda não tem a busca social, mas deve recebê-la em breve, continua o comunicado.

Fonte: Terra
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações