O Facebook anunciou nesta terça-feira em evento na sede da companhia em Menlo Park uma nova ferramenta de busca para melhorar a experiência de pesquisa na rede social. A busca social permite que o usuário encontre respostas para perguntas reais, como "amigos que curtem corrida", por exemplo. A busca está disponível em versão beta já a partir desta terça-feira, mas somente para usuários de língua inglesa.
Segundo o CEO da companhia, Mark Zuckerberg, a Busca Social é uma nova maneira de pesquisar entre as 1 bilhão de pessoas, as mais de 240 bilhões de fotos e as mais de 1 trilhão de conexões da rede social. "Essa é uma das melhores coisas que já fizemos nos últimos tempos", afirmou Zuckerberg. "É uma maneira completamente diferente de encontrar informação no Facebook", disse.
Zuckerberg afirmou que a nova ferramenta é diferente da busca na web: ela foi feita para encontrar conteúdos específicos a partir de uma consulta precisa, enquanto a busca na web retorna resultados genéricos para uma pesquisa genérica. A nova ferramenta usa filtros que permitem que o usuário obtenha respostas para perguntas reais, como "amigos que moram em São Paulo e gostam de Jay-Z". Segundo o Facebook, a nova ferramenta de pesquisa foi construída pensando em respeitar as configurações de privacidade da rede social.
A primeira versão da busca é focada em quatro áreas: pessoas, fotos, lugares e interesse. Assim, é possível encontrar resultados para perguntas como "amigos que vivem em minha cidade", "fotos que eu curti", "cidades que minha família visitou" ou "línguas que meus amigos falam".
"Nossa missão é tornar o mundo mais aberto e conectado, fazemos isso para dar às pessoas as ferramentas para que elas possam mapear as histórias de suas vidas", afirmou Zuckerberg. Ele afirmou que se antes o Facebook tinha como objetivo descobrir novas coisas, hoje é "fazer novas conexões". "O Facebook é uma comunidade e um banco de dados de vida das pessoas", disse.
"Quando o Facebook foi lançado, as pessoas usavam o site para navegar por perfis, saber mais sobre outras pessoas e fazer novas conexões. A busca social nos leva de volta às nossas raízes e permite que as pessoas usem o gráfico para fazer novas conexões", diz a empresa em comunicado.
Publicidade
O Facebook anunciou também uma parceria com o Bing, da Microsoft, em sua busca social. O Bing trará resultados complementares à consulta do usuário. "Não acho que muita gente vá vir par ao Facebook para fazer pesquisas na web, mas se não encontrar o que você está procurando, é bom ter isso", disse.
Os usuários que tiverem interesse em testar a nova ferramenta podem se cadastrar para obter informações sobre a disponibilidade do serviço. Segundo Zuckerberg, a ferramenta será disponibilizada para o público em geral em algumas "semanas ou meses".
1 de 13
Zuckerberg iniciou apresentação em Menlo Park, na sede da maior rede social do mundo, reforçando a missão da empresa de "fazer o mundo mais aberto e conectado". CEO do Facebook diz que Open Graph, conjunto das relações entre as pessoas, é a base para todos os serviços que a rede social crie para cumprir sua missão
Foto: AP
2 de 13
"Não estamos indexando a web, estamos indexando o mapa do nosso Graph, que é muito grande e está em constante mudança", disse Zuckerberg, cutucando o Google. Em slides, CEO do Facebook falou da diferença entre buscar a web e buscar com o Graph Search: "O Graph Search é feito para mostrar a resposta, e não um link para a resposta"
Foto: Reuters
3 de 13
Busca é atenta a questões de privacidade, enfatizou CEO, porque "cada conteúdo tem sua audiência" e a maior parte não é público
Foto: Reuters
4 de 13
Zucekerberg diz que busca Graph Search ainda está em versão "beta" e citou números: 240 bilhões de fotos, 1 bilhão de pessoas, 1 trilhão de conexões. Baseada nesses dados, busca elenca resultados com amigos mais próximos em primeio lugar, e na barra da direita há filtros para estreitar a busca
Foto: Reuters
5 de 13
Criador do Facebook citou três pilares da rede social: News Feed, onde aparecem notícias; Timeline, onde há a história da vida do usuário; e Graph Search, a busca anunciada hoje
Foto: AP
6 de 13
Zuckerberg afirmou que se antes o Facebook tinha como objetivo descobrir novas coisas, hoje é "fazer novas conexões"
Foto: Reuters
7 de 13
Mark Zuckerberg anunciou nesta terça-feira a nova busca Graph Search, novidade do Facebook que buscar qualquer conteúdo do site a partir de termos simples, como "pessoas que gostam do que eu gosto", como no exemplo
Foto: Divulgação
8 de 13
Facebook introduziu título que o usuário pode modificar ao seu gosto, rotulando de forma natural os conteúdos que posta. No exemplo, busca mostra fotos a partir da pergunta "fotos dos meus amigos quando crianças"
Foto: Divulgação
9 de 13
Usuários podem limitar as buscas por categorias, como "meus amigos" ou "lugares"
Foto: Divulgação
10 de 13
Em fase de testes, Graph Search vai se focar em pessoas, lugares, photos e interesses - como livros, filmes e música
Foto: Divulgação
11 de 13
Como busca Graph Search ainda é beta, vai ser disponibilizada apenas para um grupo seleto de usuários. Para se inscrever, é preciso mudar o idioma do Facebook para inglês americano (English US) e depois acessar a página sobre o Graph Search
Foto: https://www.facebook.com/about/graphsearch
12 de 13
Nova busca permite que usuário exclua, dentro de seus conteúdos, o que não deve aparecer nas pesquisas dos outros - as opções ficam em Log de Atividade
Foto: Divulgação
13 de 13
"É uma maneira completamente diferente de encontrar informação no Facebook", disse o CEO da companhia