Um juiz norte-americano concedeu nesta segunda-feira aprovação final para um acordo de US$ 20 milhões a ser pago pelo Facebook em um processo sobre publicidade, apesar de críticos afirmarem que o acordo não protege a privacidade de crianças usuárias da rede social.
Cinco pessoas entraram com uma ação contra o Facebook em 2011, afirmando que o programa da rede social "Histórias Patrocinadas" informava os amigos dos usuários quando estes utilizavam a opção "curtir" para determinadas marcas sem pagá-los ou permitir que eles desabilitassem esse mecanismo.
As "Histórias Patrocinadas" são anúncios que aparecem na página de notícias dos usuários do Facebook e normalmente estão ligados ao nome e à foto do perfil de um dos amigos, que "curte" a marca.
O caso levantou preocupações sobre privacidade e a forma como o Facebook monetiza conteúdo dos usuários.
Sob os termos do acordo, o Facebook pagará 20 milhões de dólares para compensar os demandantes, e prometeu dar aos usuários mais controle sobre como seu conteúdo é compartilhado - mudanças que os advogados dos demandantes avaliam em US$ 145 milhões.
O Facebook cobrou dos anunciantes aproximadamente US$ 234 milhões pelas "Histórias Patrocinadas" entre janeiro de 2011 e agosto de 2012, afirmam dados do processo.
Publicidade
Advogados de defesa dos direitos das crianças argumentaram que nenhum menor pode ter seu conteúdo compartilhado com anunciantes.
Mas na decisão desta segunda-feira, o juiz do distrito de São Francisco Richard Seeborg escreveu que o acordo, "apesar de não incorporar todas as funções que alguns dos opositores prefeririam, possui valor significativo".
Representantes do Facebook e dos demandantes não foram encontrados para comentar o caso.
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O SocialBakers lançou nesta semana uma ferramenta que elenca os principais locais onde usuários do Facebook fazem check-in. Os aeroportos estão no topo da lista, mas outros destinos, como a Disneylândia e duas cidades chamadas Home nos estados americanos da Pennsylvania e da West Virginia - 'home' em inglês significa 'casa'. Confira os 20 primeiros da lista
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1. Los Angeles International Airport (LAX - aeroporto) - Check-ins: 2208568 / Curtir: 160.862
Quais os locais onde os brasileiros mais fazem check-in via Facebook? O SocialBakers uma ferramenta, ainda em beta, que indica que o povo daqui não é diferente dos usuários lá de fora: os aeroportos estão no topo da lista. Mas outros locais também fazem parte dela, como o Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e a Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Confira os 10 lugares mais populares no Brasil
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