A Microsoft anunciou no final da última semana uma atualização do Internet Explorer para corrigir uma falha que deixava o navegador vulnerável, afetando cerca de 58% dos usuários de desktop do mundo.
Se o internauta não tiver as atualizações automáticas ligadas, é necessário clicar em “procurar atualizações” na área Windows Update dentro do Painel de Controle do sistema operacional.
A falha foi descoberta na última semana e afetava todas as versões do Internet Explorer. Se o usuário estivesse logado em sua conta de administrador, um hacker que conseguisse explorar o bug poderia tomar controle total do sistema, instalar programas, ver e modificar dados ou criar novas contas da Microsoft com todos os direitos do usuário. O ataque poderia acontecer se o usuário clicasse em um link malicioso em um e-mail ou em uma conversa em programas de mensagem instantânea.
O surgimento do bug coincidiu com o fim do suporte da empresa ao Windows XP, e, excepcionalmente neste caso, a Microsoft também liberou uma atualização para esse sistema. O blog oficial da companhia afirma que houve um número muito pequeno de ataques baseados nessa falha, e que “as preocupações foram dissipadas”.